A Teologia Na Religião
Por: dipereira196 • 24/5/2020 • Ensaio • 991 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
Página 1 de 4
Capitulo 1- A natureza do Diaconato
RESPOSTAS
- Vem do grego diáknos e significa ajudante, servidor.
- O diaconato surgiu para suprir, essencialmente, a necessidade que surgiu devido ao crescimento da igreja primitiva, e inicialmente foi instituído para atender as viúvas helenistas.
- O diaconato é um oficio pois requer habilidade como por exemplo, assistência social e amparo às famílias necessitadas. Também é um ministério por ser uma função eclesiástica exercido por aqueles que são biblicamente ordenados.
- O serviço do diácono vai além do significado de sua própria expressão, hoje deve-se oferecer, além de uma ajuda material, uma ajuda espiritual tanto no executar de sua função à população, quanto no servir aos outros ministros na casa do Senhor para que os mesmos possam estar assistidos e amparados para o desempenhar da obra de Deus.
- Além de Jesus vir para mostrar em si mesmo ao mundo o amor de Deus, Ele em sua maravilhosa presença também serviu a todos, mesmo sendo o rei dos reis, lavou os pés de seus discípulos, os serviu à mesa e amparou as viúvas, com isso podemos dizer que sem duvida Jesus foi e é um exemplo de como se deve servir.
Capitulo 2- As qualificações do diácono
RESPOSTAS
- São os requisitos imprescindíveis que tornam o obreiro cristão apto a exercer o ministério de socorro aos necessitados e de serviço aos santos.
- Reputação etimologicamente significa FAMA ou TESTEMUNHO, ou seja, é o que se diz e o que se observa sobre a conduta e comportamento da pessoa, tais observações dirão se o mesmo tem ou não uma boa reputação.
- Quando se é batizado com o Espirito Santo fica mais claro, devido à profunda intimidade com Deus, do que deve fazer e como se deve fazer, a paixão de servir se revela muito mais prazerosa e significativa, claro que também é necessário manter-se cheio do Espirito Santo para que esse serviço continue sendo exercido com toda excelência que a palavra de Deus mostra, tento assim a força e sabedoria necessárias para lidar com os percalços que certamente os atingira por estarem na linha de frente da obra que também envolve o sobrenatural.
- A sabedoria divina se adquire lendo a palavra de Deus constantemente e cultivando o temor a Ele, diferentemente da sabedoria humana que se obtém através se livros e vivencias superficiais, a sabedoria divina adquire-se de uma forma espiritual e intensa aonde a intima relação com Deus protege a mente de pensamentos pecaminosos e, somente através de intimidade, blinda contra os desejos da carne, isso não quer necessariamente dizer que os dois conceitos são totalmente opostos, pode-se dizer que a sabedoria divina também engloba a humana pois é necessário, principalmente no mundo de hoje, que os servos tenham conhecimento em varias áreas para poder se defender com argumentos diretos as investidas do inimigo.
- Uma caracterisca necessária para qualquer exercício em qualquer área da vida tanto espiritual quanto humana, pois trabalha com um conceito indispensável que é o de ser correto nas atitudes e ações que envolvem quaisquer procedência sejam elas para serviço ou benefício tanto de si mesmo quanto de outros, em outras palavras, trabalhar com honradez.
- Para que não haja uma dependência e acabe manchando a reputação que o cargo exige, abrindo assim um precedente para a ruina tendo em vista que o diaconato, como todo ministério, é muito observado pelos servos e sua conduta deve ser exemplar para que não possa haver escândalos vindos de sua parte.
- Respondida na questão 5.
- Observando atenta e constantemente a palavra de Deus, obedecendo e servindo com integridade e constância, sendo também temperado para que a arrogância não o destrua.
- Para que seus filhos sejam o testemunho de ser próprio caráter, pois hoje em dia se conhece os pais através da educação de seus filhos, não necessariamente a penalidade ou as escolhas, mas a forma com que se comportam principalmente sobre seus pais revelam como é a conduta dos pais em sua casa, já que é fácil se fazer na presença de estranhos, mas somente os filhos conhecem bem os pais, e para que se tenha uma boa reputação deve-se governar, liderar e conduzir bem os filhos para que sejam inspirados a seguir a palavra de Deus e ensinado tudo o que se deve sobre a conduta de um cristão autentico.
- Basicamente é manter o equilíbrio para uma excelente convivência da família, ser centrado e correto suprindo e gerindo as necessidades do lar, e assim tendo a sabedoria adquirida para poder exercer uma ótima função na casa de Deus e com uma boa manutenção da casa do Senhor também adquirir a experiência para gerir seu lar.
CAPITULO 3 – A PROVAÇÃO DOS DIACONOS
- A provação diaconal é o período de treinamento e preparo que antecede a ordenação do obreiro do diaconato, e tem por objetivo aferir se ele reúne, ou não, os requisitos básicos para exercer esse ministério.
- A provação do diácono é de suma importância por constituir-se na oportunidade de que tem a igreja de conhecer os seus servidores. É também o ensejo de que disporá o candidato para conhecer a si mesmo, pois conhecemos pouco ou quase nada de nós mesmos.
- A provação do diácono é dividida em quadro fases, a provação espiritual que consiste no seu relacionamento com o Espirito Santo, como já vimos nos capítulos anteriores, é fundamental para este ministério que o diácono conheça o espirito e o tenha recebido. Provação moral consiste em observar a conduta moral e o testemunho do candidato. Na provação social observa-se o comportamento do candidato com as outras pessoas e se esta em comunhão com elas, por fim na provação vocacional nota-se o candidato tem ou não vocação para exercer o ministério ou se é apenas alguém que faz o que é lhe ordenado.
- O diácono deve amar seus semelhantes como a si mesmo, tratar bem e exercer com amor o proposito e a vocação de Deus para sua vida.
- Deve estar cônscio que esta sendo observado pela igreja e por seu pastor.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com