TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tragédia De Hamlet

Monografias: A Tragédia De Hamlet. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

A TRAGÉDIA DE HAMLET

SHAKESPEARE, William. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca. Disponível em file:///C|/site/LivrosGratis/Hamlet.htm. Acessado em 02/02/2001. 77 p.

Esta peça, composta por cinco atos, com duas cenas cada um, foi escrita por volta do ano 1600 e é uma das obras mais consagradas de William Shakespeare. Essa tragédia, que na verdade, aventa de uma lenda Dinamarquesa, tem como foco principal os conflitos internos de um príncipe que se vê apanhado entre sentimentos e situações conturbadas, tais como: a perda, a vingança, o amor, a traição e o perdão.

A história transcorre a partir da visão que dois guardas têm, de um fantasma com a aparência do recentemente falecido rei. Horácio chama então seu amigo, que é o príncipe Hamlet para que possa comprovar o fato. O fantasma do rei surge e pede vingança, visto que não morreu de uma picada de cobra, como todos imaginavam e sim envenenado pelo seu irmão, o atual rei Claudius, que conseguiu o trono ao se casar com a viúva do rei Hamlet, Gertrude.

Quando chega ao castelo uma companhia de teatro Hamlet tem uma ideia para desmascarar o rei, mas ao término da encenação ao vê-lo se retirar e ir rezar na capela começa a ter dúvidas e perde a coragem de matá-lo.

Ao conversar com sua mãe a respeito da cegueira de sua mãe por se casar com Claudius, Hamlet mata Polônio, o braço direito do rei e pai de Ophelia moça por quem está apaixonado, pois o mesmo estava escondido atrás da cortina espionando-os para o rei, com quem é confundido ao ser empalado. Ophelia que está desiludida pelo término do romance e pela morte do pai resolve suicidar-se.

Hamlet, cuja existência está insuportável, em razão de seus conflitos internos e da missão da qual seu pai o encarregou é mandado para a Inglaterra em um barco, mas consegue retornar, apesar do plano assassino do rei em conluio com os piratas. Em seu retorno se depara com a morte de Ophelia e briga com Laertes, irmão da falecida, durante o funeral.

O clímax acontece quando ao ser convidado para um combate de armas, antecipadamente combinado entre Claudius e Laertes para causar sua morte, Hamlet fere Laertes com a espada envenenada, que cai ao chão no tumulto da luta, não sem antes ser atingido pela mesma. Ao ouvir a confissão do moribundo Laertes de que a vileza foi tramada por Cláudius, Hamlet faz o rei provar, literalmente, de seu próprio veneno, mas infelizmente sua mãe também havia bebido do copo envenenado, que era destinado para si próprio, se por ventura vencesse a luta, e ela acaba morrendo também.

Antes de morrer, Hamlet impede Horácio de beber da taça envenenada e pede ao mesmo que fique e conte sua história, pois escuta a chegada de Fortimbrás, príncipe da Noruega.

Podemos afirmar que a peça deixa a todos cativados, principalmente quando nos damos conta de todas as dificuldades, incertezas e responsabilidades do protagonista. Essa tragédia explora questões que encontramos com frequência atualmente, tais como: a amizade, o perdão, a moralidade, a ganância e a traição.

É uma obra maravilhosa que nos deixa impressionados com o final inesperado e deve ser reproduzida, apresentada, ou mesmo, lida sempre que desejarmos compreender a natureza humana, pois, as pessoas pensam, sentem e percebem as coisas de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com