A VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR
Por: Edinaine Oliveira-Nainy • 7/11/2019 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS: PORTUGUÊS/INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DE PRÁXIS (PE: TP)
POSTAGEM 1
ATIVIDADE 1- TEXTO DISSERTATIVO
EDINAINE FRANCISCA DE OLIVEIRA-1740015
SALINAS/MG
2019
A VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR
A violência no âmbito escolar tem se tornado cada vez mais freqüente no que envolve principalmente as escolas da rede pública, logicamente não deixando de fora das estatísticas algumas escolas da rede privada. O fato é preocupante e tem acarretado sérios problemas nas redes de ensino.
Na maioria dos casos professores e funcionários são vítimas de diversos tipos de violência: ameaças, agressões físicas e verbais, discriminação, assédio, etc. Diante de tantos fatos ocorridos os educadores, muitas vezes, se sentem encurralados entre a conduta dos agressores e as atitudes da direção e coordenação das instituições de ensino, no sentido de não solucionar ou omitir o problema. O que se observa é que o processo de ensino-aprendizagem está cada vez mais comprometido, uma vez que a desmotivação do educador é em razão do desinteresse do educando.
Não é fácil solucionar o problema da violência dentro das escolas, mas há a necessidade de se tomar medidas cabíveis urgentes. O direito à educação deve estar associado a paradigmas que garanta a segurança de alunos, professores e toda comunidade escolar. Tais medidas devem partir do ponto em que o combate à violência seja baseado na culminância de projetos, práticas, estratégias e leis que assegurem essa garantia, para que assim a verdadeira educação possa ser vivenciada e aplicada nas escolas.
...