A Ventilação natural como estratégia para o conforto térmico em edificações
Por: Rita Job • 8/8/2018 • Trabalho acadêmico • 896 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
QUESTÃO 1: O resumo acadêmico abaixo foi elaborado como parte estrutural de um artigo científico e apresenta um total de 168 palavras.
- Faça um comentário de, no máximo, 5 linhas sobre a estrutura e a composição do resumo acadêmico, a partir da análise desse resumo.
- Identifique nele as partes que o compõem (tema, objetivo, justificativa, metodologia, resultados e conclusão).
- Sintetizá-lo de modo a atender o limite de extensão previsto para comunicações breves.
RESUMO
SOUZA, H. A.; RODRIGUES, L. S. Ventilação natural como estratégia para o conforto térmico em edificações. Rem: Rev. Esc. Minas. Ouro Preto, v. 65, n. 2, jun. 2012. Disponível em:
ng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 ago. 2014.
Uma circulação natural de ar adequada dentro de um ambiente construído, além de auxiliar na diminuição do gradiente térmico, contribui para a renovação do ar interno. Este, dependendo do perfil de ocupação do ambiente, pode ser prejudicial à saúde. Uma circulação natural pode se constituir em uma alternativa eficiente na redução do consumo de energia no condicionamento de edificações. Nesse trabalho, estuda-se a ventilação natural, dirigida pela ação combinada das forças do vento e térmicas num ambiente. Avalia-se a eficiência da ventilação unilateral e cruzada, utilizando-se o método numérico de elementos finitos, por meio do software ANSYS. O modelo numérico é utilizado na determinação dos efeitos das forças do vento e das forças térmicas combinadas, obtendo-se o fluxo de ar e a distribuição de temperatura dentro do ambiente. Os resultados obtidos são comparados com resultados de modelos empíricos, observando-se que a eficiência da ventilação cruzada fica em torno de 3,5 vezes maior do que a ventilação unilateral, aumentando os vórtices no fluxo de ar no interior do ambiente.
Palavras-chave: Ventilação natural. Conforto térmico. Solução numérica.
Vermelho: Justificativa Verde: Tema Rosa: Objetivo Azul: Metodologia Roxo: Resultados
QUESTÃO 2: O resumo abaixo foi redigido sem o objetivo. Formule um objetivo para ele.
RESUMO
BRINGHENTI, J. R.; GUNTHER, W. M. R. Participação social em programas de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos. Eng. Sanit. Ambient. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 421-430.
A efetividade de programas de coleta seletiva requer necessariamente o envolvimento dos cidadãos. Entrevistas realizadas com diferentes grupos populacionais do município de Vitória (ES), empregando metodologia qualitativa e a estratégia do Discurso do Sujeito Coletivo, apontam que a participação voluntária da população nos programas de coleta seletiva é baixa, mas que pode aumentar em longo prazo. A adequação da estrutura operacional implantada para dar suporte ao programa de coleta seletiva e a existência de ações continuadas de divulgação, mobilização e informação são fatores facilitadores. A falta de divulgação dos resultados, a acomodação e o desinteresse da população, o descrédito relativo às ações oriundas do poder público, e a falta de espaço, nas residências para armazenar os resíduos recicláveis, dentre outros, são fatores que dificultam a participação na coleta seletiva.
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos. Coleta seletiva. Participação social. Gerenciamento de resíduos sólidos. Pesquisa qualitativa.
Levantar/identificar os fatores negativos que dificultam a participação da população na coleta seletiva [...].
Compreender os impactos dos fatores negativos da não participação da população na coleta seletiva.
Propor reflexão por meio da apresentação dos dados deste trabalho, a fim de melhorar a participação [...].
QUESTÃO 3: Com base nos dados abaixo, elabore um resumo acadêmico de até 100 palavras.
Tema: Estudo prático comparativo/avaliativo da usabilidade de locais noticiosos e de venda de livros na internet.
Justificativa: Crescimento das atividades de e-commerce.
Objetivo: Caracterizar a facilidade de utilização de sites nacionais.
Metodologia: Pesquisa quantitativa, de campo. Experiência limitada a quatro sites e 130 utilizadores. Aplicação de questionário composto por 25 questões fechadas. Tabulação e análise dos dados.
Resultados e conclusão: Identificação de uma surpreendente quantidade de problemas de usabilidade em cinquenta por cento dos locais estudados, mesmo naqueles com excelente reputação.
...