A análise do oposto de Pinóquio e a conexão com abordagens tradicionais, comportamentais e humanísticas
Trabalho acadêmico: A análise do oposto de Pinóquio e a conexão com abordagens tradicionais, comportamentais e humanísticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lrsoares • 29/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.479 Palavras (6 Páginas) • 585 Visualizações
análise do livro pinóquio as avessas e relação com as abordagens tradicional, comportamental e humanista
Sumário
Introdução ........................................................................................................2
Síntese do livro .............................................................................................2
Abordagem Tradicional ...................................................................................3
Abordagem Comportamentalista ........................................................................3
Abordagem Humanista ...................................................................................4
Conclusão ...................................................................................5
Bibliografia ........................................................................................................6
Introdução
A base da formação humana é imposta pela forma em que o individuo é inserido em seu meio começando pela sua educação.
Nessa didática abordamos três formas de ensino: Abordagem Tradicional,Comportamentalista e Humanista. Tendo uma visão de como a sociedade interfere em cada abordagem educacional especifica. O maior aliado utilizado como centro de analise foi o livro: Pinóquio as avessas de Rubem Alves. Nesse livro acompanhamos um individuo na escola de acordo com a abordagem manifestada pela sua cultura e meio social.Sendo possível criar um contexto de acordocom cada fase da vida do individuo, a forma em que foi feita a sua abordagem de ensino e como interferiu na vida pessoal dele e da sociedade. Fica explicita a abordagem tradicionalista utilizada no livro e o próprio autor critica a forma padrão de ensino utilizada pela sociedade no qual somos inseridos no Brasil.
Esse modelo nos transforma em pessoas iguais, com uma mesma visão de mundo e não nos deixa ir além das expectativas impostas por essa sociedade. Porém tendo como padrão esse a sociedade capitalista será que outro tipo de abordagem funcionaria? Precisa-se ir direto ao foco, para mudar as formas de educação é necessário mudar os métodos de ensino, mas sem a sociedade mudar não temos como criar outro tipo de indivíduo.
Síntese do Livro
Pinóquio às Avessas, Livro de Rubem Alves, educador, psicanalista, teólogo e escritor, conta uma breve história. Direcionado às crianças, o livro fala da trajetória de um menino na sua vida escolar. Um menino cheio de curiosidades, de sonhos e expectativas, que são tolhidas e redirecionadas pelo sistema didático. Crianças, tão vivas e espontâneas, entram na escola como seres humanos e saem como bonecos, ao que o autor cunhou o termo de “pinoquização”.
Abordagem Tradicional
No livro Pinóquio as avessas é utilizada a abordagem tradicional claramente.
A Abordagem Tradicional transmite a ideia de que os alunos devem ser moldados de acordo com os seu mentores.
Snyders defende a necessidade de compreender esse ensino. Para Snyders esse tipo de abordagem é o ensino verdadeiro"tem a pretensão de conduzir o aluno até o contacto com as grandes realizações da humanidade".
O personagem em foco, Felipe foi inserido nesse processo de empirismo desde pequeno começando pelos pais, deixando de lado os seus reais interesses,porém adquirindo o que fosse necessário para crescer no meio em que foi inserido.
Segundo Durkheim o processo de educação nas escolas são modelos que lhes serão uteis no decorrer de toda vida do individuo, e foi isso que acontece com o garoto, cresceu de acordo com o mundo e utilizou dessas ferramentas obtidas pelo que lhe foi oferecido.
Em relação professor e aluno, vimos que o Professor é o que transmite a ideia e o aluno não podendo discordar do procedimento é o receptor.
Saviani sugere que o papel do professor se caracteriza pela garantia de que o conhecimento seja conseguido e isto independente do interesse ou vontade do aluno.
Esse tipo de ensino fica inquestionável no livro quando Felipe começa perguntar a sua professora sobre pássaros e ela faz a observação que pássaros não estão no que foi estipulado para o ensino.
Abordagem Comportamentalista
O livro foge dessa abordagem comportamentalista, o menino cresce com ideias e perguntas na expectativa de que irá aprender de tudo.
O objetivo nessa educação é que o individuo estruture a forma de compreensão pelo seu próprio ambiente.
É uma constante analise sobre o comportamento dos alunos perante uma informação passada, podendo ser mudado o método de ensino de acordo com o desenvolvimento do mesmo.
Skinner por meio de estudos afirma que o comportamento humano poder ser moldado e reforçado, sendo o aluno por sua vez um recipiente de informações e reflexões.Ele apoia a interação com o aluno de acordo com o que ele transmite as respostas, e com essas respostas fazer um melhor programa de ensino.
Porém quando Felipe chega na escola sente-se forçado a obter conhecimentos que vão formar o que a sua sociedade solicita, porém nada tem a ver com as vontades criadas desde garoto.
Skinner defende a ideia do ensino comportamentalista e leva em tese que qualquer individuo pode ser considerado como o representante da "analise funcional" do comportamento. Segundo ele, cada parte do comportamento humano é uma função de alguma condição.
Em ênfase o que era esperado em seu meio Felipe se tornou, formou-se arrumou um bom emprego, porém restavam algumas duvidas que não foram sanadas. A vida do garoto fugiu e muito dessa abordagem comportamentalista, não dando a Felipe a oportunidade de expressão fazendo com que o mesmo fosse moldado. Ele não criou um senso crítico, e foi obrigado a ser o que a sociedade impôs.
Nessa
...