A biblioteca como espaço de preservação da memória literária piauiense
Por: fabiolanunes1 • 17/6/2017 • Projeto de pesquisa • 3.232 Palavras (13 Páginas) • 438 Visualizações
TEMA
A biblioteca como espaço de preservação da memória literária piauiense
TÍTULO: Memória entre e para além dos livros: Biblioteca Pública Municipal Abdias Neves como espaço de preservação da memória literária piauiense
PROBLEMÁTICA
Como todo tipo de arte, a literatura é considerada um sistema simbólico de comunicação humana, constituindo-se como importante instrumento de educação e formação do homem. Ao construir obras literárias, os autores constroem também as histórias de sua época e de seu povo, demonstrando por meio da escrita aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos. Por essa razão, faz-se necessário a preservação da memória literária em âmbitos local, estadual e nacional, tendo em vista a mesma atuar como um dos elementos essenciais constitutivos da identidade, seja ela individual ou coletiva. Para tal, é de extrema importância a valorização dos lugares de memória por parte da sociedade e dos governantes, com a elaboração e efetivação de políticas públicas voltadas para a salvaguarda documental, possibilitando a perpetuação de costumes e valores.
A biblioteca pública, entendida aqui como um lugar que reúne, em diferentes épocas e espaços, a escrita e a leitura, tem sua função social respaldada principalmente quando possibilita o acesso a um passado histórico. Nesse aspecto, a mesma tem grande relevância no sentido de resguardar e viabilizar o acesso dessa herança cultural à sociedade.
O estado do Piauí dispõe de um espaço que exerce o papel de guardiã dessa memória literária, a Biblioteca Pública Municipal Abdias Neves, que apesar de disponibilizar grande quantidade de obras, de forma organizada e de fácil acesso aos usuários, percebe-se ainda que a mesma não é tão divulgada e reconhecida quando se fala em patrimônio imaterial regional e memória coletiva do Estado do Piauí e atuação como espaço de preservação da literatura piauiense. No entanto, para a ralização de sua missão enquanto instituição voltada para a comunidade, é mister investimentos na infraestrutura e pessoal, objetivando uma continuidade na gestão voltada para a preservação da memória. Diante desse contexto, dão-se alguns questionamentos:
CENTRAL:
De que forma a Biblioteca Pública Municipal Abdias Neves contribui para a preservação da memória literária piauiense?
SECUNDÁRIOS:
Quais as obras literárias de autores piauienses disponibilizados pela Biblioteca Pública Municipal Abdias Neves à comunidade?
Há um trabalho de divulgação desse acervo por parte da Biblioteca Municipal Abdias Neves?
Como se dá o acesso da comunidade a essas obras?
Existem leis que preveem o depósito de obras literárias de autores piauienses na Biblioteca Municipal Abdias Neves?
JUSTIFICATIVA
A importância do tema ‘a biblioteca como espaço de preservação da memória literária piauiense’ está apoiada inicialmente numa motivação cultural e social. A literatura brasileira de expressão local, embora pouco conhecida e divulgada, merece grande atenção por parte da comunidade, pois mostra a história e evolução da sociedade piauiense, destacando o patrimônio imaterial de diversas épocas. Sua preservação é relevante quando se pensa em construção da identidade individual e coletiva do povo piauiense. Sob a forma de documento, essa memória necessita de tratamento, organização e meios que viabilizem seu acesso, para que através dela elos de identidade sejam constituídos e valorizados. Dessa forma, a biblioteca desempenha um importante papel social ao atuar como espaço de guarda, preservação e principalmente divulgação desta memória literária ao público.
A nível acadêmico, é pertinente investigar esse objeto, porque essa literatura serve como fonte de informação para jornalistas, pesquisadores e estudantes interessados em conhecer sobre as raízes do Estado, bem como a biblioteca ser um dos principais espaços de preservação da memória, merecendo um diálogo transversal de cunho científico no que tange a preservação da memória literária piauiense, favorecendo uma perspectiva de entendimento da cultural local.
A nível institucional, é relevante pesquisar esse assunto no sentido de promover a biblioteca pública em sua plenitude mediante um conjunto de serviços, produtos, acervos e atividades especializadas de organização/ mediação como centro expressivo para preservação da memória, reconhecendo a necessidade de valorização mais efetiva da biblioteca no cenário local.
A pesquisa tem como alvo a Biblioteca Pública Municipal Abdias Neves, por ser uma biblioteca pública que está disponível para visitas por toda a comunidade, no centro da capital Teresina, de fácil acesso ao público e cuja função social está diretamente ligada à missão de preservar, organizar e disponibilizar o patrimônio intelectual, literário e artístico do homem. A Biblioteca Pública Municipal Abdias Neves foi fundada em 19 de março de 1974, através da Lei nº 1454, pelo então prefeito de Teresina, o engenheiro Joel da Silva Ribeiro. Atualmente, mantém um acervo de mais de vinte mil exemplares nas mais diversas áreas do conhecimento, como: matemática, química, história, sociologia, economia, medicina, literatura brasileira e regional, entre outras. Ofertando serviços como: empréstimo domiciliar, biblioteca virtual (18 computadores com livre acesso), telecentro (exibição de filmes), cursos gratuitos de Assistente Administrativo e Informática Básica, exposições, etc., atrai uma média de três mil usuários/ mês.
A necessidade de investigar esse problema se faz urgente para que o governo local volte seus cuidados a essa instituição, para que melhorias a nível infraestrutural e pessoal sejam realizadas. Em âmbito profissional, pretende-se evidenciar a importância do profissional bibliotecário no processo de preservação e divulgação da memória do povo piauiense.
As vantagens do presente estudo estão na contribuição para o desenvolvimento de futuras pesquisas nas áreas de Literatura, Memória e Biblioteca Pública âmbito regional, bem como no despertar da consciência governamental para a criação e manutenção de espaços de preservação de memória como a biblioteca pública e também aos bibliotecários para a importância de políticas de aquisição, salvaguarda e acesso à literatura piauiense.
OBJETIVOS:
Objetivo geral:
- Investigar como a Biblioteca Pública Municipal Abdias Neves desempenha o papel de guardiã da memória literária piauiense através de suas atividades de gestão e organização da informação.
Objetivos específicos:
- Discutir as perspectivas de atuação da biblioteca no que tange preservação da memória;
- Refletir sobre fundamentos históricos da literatura piauiense considerando suas contribuições para a sociedade e a cultura local;
- Identificar obras literárias de autores piauienses contextualizando os períodos em que foram escritas, relacionando-as à construção da memória piauiense;
- Avaliar o processo de salvaguarda e acesso a literatura piauiense no contexto Biblioteca Municipal Abdias Neves, retratando/comprovando sua contribuição à construção da memória literária.
METODOLOGIA
O presente trabalho será baseado em três características metodológicas: a classificação da pesquisa quanto aos fins e quanto aos meios, a abordagem em relação ao tratamento dos dados e a técnica utilizada.
A pesquisa, quanto aos fins, será de cunho exploratório, tendo em vista buscar maior familiaridade com o problema. Pretende-se investigar a relação existente entre a tríade biblioteca, literatura piauiense e memória. Segundo Gil (2008, p. 27), “pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, do tipo aproximativo, acerca de determinado fato. Este tipo de pesquisa é realizado especialmente quando o tema escolhido é pouco explorado...”; quanto aos meios, será uma pesquisa bibliográfica, pois terá como principais fontes de informação livros e artigos científicos que discutem sobre o papel da biblioteca enquanto instituição de preservação da memória de um local. De acordo com Gil (2008, p. 50), “é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.”
...