A importância do brincalhão no desenvolvimento da criança
Tese: A importância do brincalhão no desenvolvimento da criança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitoriasalvatier • 30/4/2014 • Tese • 9.848 Palavras (40 Páginas) • 374 Visualizações
INTRODUÇÃO
Diante das constantes mudanças do mundo atual, é necessária uma permanente atualização de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, pois não podemos ter um novo educando quando se tem uma educação reprodutora, repetitiva e sem criatividade, quando uma escola é vista como um mero depósito de alunos.
Assim sendo, com observações feitas no decorrer deste trabalho e a pesquisa feita sobre estudos científicos realizados nos últimos anos, me despertou mais ainda o interesse de entender melhor a importância do lúdico no desenvolvimento infantil como parte fundamental do aprendizado, pois a criança através dele se apropria de sua sociedade e os assimila sem que lhe seja imposto.
Para aprofundar-me neste assunto escolhi para pesquisa o tema “A Importância do Lúdico no Desenvolvimento Infantil”.
O tema é delimitado pelo seguinte problema:
O Lúdico como instrumento facilitador e como parte integrante do desenvolvimento infantil.
Buscando verificar a construção da criança no processo ensino aprendizagem, escolhi como método de trabalho a pesquisa qualitativa. Por meio de entrevistas, pesquisa de campo e comparações bibliográficas, analisando o processo de construção dos sujeitos, especificamente no que diz respeito ao lúdico no desenvolvimento ensino - aprendizagem.
Para isso, escolhi algunssujeitos do sexo feminino, dez professoras do ensino infantil (E.M.E.I.), (A.D.E.I.s), mais dez do ensino fundamental (E.M.E.F.), pais de alunos, tias de creche, coordenadoras e diretoras.
As entrevistas continhas na primeira parte seis perguntas dissertativas que descrevia como cada envolvido relatava o lúdico em sua vida cotidiana e em seu trabalho.
Já na segunda parte elaboramos um questionário que continha dez perguntas alternativas para desenvolver uma tabulação e um gráfico referente ao tema em questão.
As coletas de dados foram feitas com educadores que manifestaram interesse em participarem da pesquisa. Esta coleta teve vários dias de duração e todas as entrevistas foram gravadas e transcritas, também o sigilo foi assegurado aos sujeitos que concederam as entrevistas, já que isso permitiu que respondessem as perguntas com mais segurança e sinceridade, pois não seriam identificados.
Na pesquisa bibliográfica, parti de um levantamento de livros relativos ao tema, seguida de um fichamento de documentação temático e bibliográfico.
A bibliografia consultada foi importante para fornecer ao trabalho de conclusão de curso um embasamento teórico.
Já quanto ao desenvolvimento do trabalho foram divididos em capítulos. Relato no primeiro capítulo, que o estudo apresenta um breve histórico sobre o jogo infantil na
Educação desde a Idade Média até os anos transcorridos deste século, destacando a mudança significativa quanto ao seu uso e classificação em relação ao ensino aprendizagem. Também neste capítulo é relatado teorias de homens de grande valor que marcaram a história da Educação, com suas experiências e estudos sobre ascrianças.
A analise das partes do desenvolvimento de uma criança desde o seu nascimento até a idade escolar, focalizando a importância do lúdico e das pessoas que a rodeia durante o seu crescimento é o tema do segundo capítulo.
Considerando as especificidades da criança na idade escolar e seus interesses pessoais, o terceiro capítulo relaciona a importância de alguns objetivos da Educação Pré-Escolar, oferecendo assim a criança condições de trilhar uma busca da sua condição de cidadão.
No quarto capítulo discute-se a importância do jogo como metodologia de trabalho, sendo este a mais adequada para auxiliar o orientador/professor em planejar junto com os professores o desempenho e objetivos de suas aulas.
No quinto capítulo é apresentadas informações ao educador para inserir o lúdico na distribuição de conteúdos (interdisciplinaridade), pois estes conteúdos se tornam significativos e ficam revestidos de seu valor e de sua função social à medida que estão sendo contextualizados.
No sexto capítulo, voltado para analise de dados, são apresentados e confrontados com as entrevistas e observações da prática pedagógica realizada dentro de algumas instituições escolar da rede pública de ensino.
Por último, segue a conclusão final, acompanhada das referências bibliográficas e anexas; expondo os questionários e gráficos utilizados na pesquisa, retomando os principais aspectos analisados destacando a importância do lúdico na vida de uma criança desde o seu nascimento até a idade escolar com o intuito de criar condições de expressão e comunicação dos próprios sentimentos e visões do mundo.
CAPITULO I
VALOR PEDAGÓGICO DO JOGOAs apelações do jogo infantil na educação são muito antigas e passou por três fases. Na primeira fase, Idade Média, era visto com maus olhos, tido como perigoso e nocivo contrariando princípios religiosos, era pecado o prazer pelo prazer, na opinião der moralistas da época, nenhuma necessidade ou conveniência podia justificar.
Na Segunda fase, períodos da evolução do jogo estão os tempos modernos, até meados dos séculos XVIII. E uma época de tolerância em que se considera o jogo como atividade inútil, aceita, no entanto como descanso ou diversão.
Alguns educadores do século XVIII empregaram o jogo para tornar agradável a disciplina Escolar (Johann Bernard Basedow educador alemão, figura das de maior significado na história da educação, fundada em 1774 do Philanhropinum, escola de novo tipo que exerceu considerável influência na renovação dos processos educativos da época, foi ele dos primeiros que compreendeu a importância do jogo na educação).
Jean- Jacques Rousseau nascido em Genebra, Suíça (1712-1778). Os seus 66 anos de existência tiveram uma enorme influência na educação. Combateu a teoria e a prática educacional, junto à criança, onde deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta. Chamou a atenção para as necessidades da criança e as condições de seu desenvolvimento. Com suas idéias Rousseau desmistificou a concepção de que a educação é o processo pela qual a criança passa a adquirir conhecimento, hábitos e atitudes armazenadas pela civilização, sem qualquer modificação.
Rousseau deu para educação infantil inestimável contribuição. O método da natureza vale para todas as coisas; lembrou as mães acerca do valorde amamentarem seus filhos. Mostrou que a criança devia fazer, sem a ajuda dos outros, aquilo que ela é capaz de fazer por si mesma. Foi
...