ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
Por: helayne januth pinheiro • 13/10/2018 • Trabalho acadêmico • 6.357 Palavras (26 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 7
2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 8
3 ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA 11
4 ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR 14
5 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 16
6 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 33
REFERÊNCIAS 34
- INTRODUÇÃO
O estágio surge como processo fundamental no processo de formação do aluno, pois ele ao meu entendimento é uma porta de entrada para o primeiro contato efetivo com a vida acadêmica e prática profissional.
Este é o momento da formação em que o graduando pode vivenciar, mesmo que parcialmente o que é a realidade da prática docente, tornando sua graduação mais gratificante e positiva, iniciando pesquisas, produzindo discurções aonde possibilita uma nova reflexão crítica entre aluno-professor-escola, formando assim um novo olhar sobre o ensino, aprendizagem e importância do professor no processo de ensino e aprendizagem.
Considerando o estágio curricular como um facilitador, para a articulação entre a teoria e a prática, reinteremos assim, a intenção do presente trabalho, onde serão apresentadas as atividades do Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Letras da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio foram constituidas de leituras, pesquisas, entrevistas, análise crítica e observação das aulas práticas de docência, objetivando não apenas o registro das aulas observadas, mas também a reflexão crítica quanto a situação do ensino aprendizagem da Lingua Portuguesa no Ensino fundamental, do 6° ao 9° ano. Bem como o reconhecimento da organização escolar, ambiente escolar o espaço físico, funcionamento, profissionais envolvidos e rotina.
- ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 1
- ATIVIDADE 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
A Escola EEEFM Maria de Lourdes Poyares Labuto foi criada em 28 de novembro de 1975 os anos iniciais de 1ª a 4ª série e foi implantada os anos finais 5° ao 9° ano em 09 de maio de 1986.
O ensino médio da intituição foi implantado segundo a ATA em 14 de fevereiro de 2006, sempre administrado pela SEDU( Secretaria de Educação do Estado).
Na escola foi criada também o EJA (Eduação de Jovens e Adultos) apartir de 03 de abril de 2014, aumentando assim a sua carga horária e completando os turnos.
Atualmente a escola publica e Estudual, esta localizada na rua Professor Osvaldo Meneguel, S/N, No municipio de Cariacica, Bairro Vila Tabajara, no Estado do Espirito Santo, o endereço consta em ATA desde sua fundação.
O diretor Edilson Trancoso Ferreira é o gestor da instituição atualmente, e atua sozinho pois não há vice diretor na instituição.
A escola funciona nos 3 turnos, matutino, vespertino e noturno, atendendo os anos iniciais do ensino fundamental de 1° ao 5 ° ano, os anos finais do ensino fundamental, 6° ao 9° anos, ensino médio e o EJA, totalizando assim 1341 alunos matriculados, sendo 30 deles alunos que fazem parte da inclusão de alunos de educação especial.
A clientela escolar é oriunda de várias comunidades menores do municipio.
Essa clientela e bastante plural étnico-social-cultural.
A escola Maria de Lourdes Poyares Labuto quer ser uma instituição onde a comunidade escolar possa exercitar o hábito de questionar e contribuir com idéias e atividades fundamentadas em princípios éticos e morais.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O professor anda perplexo com tudo aquilo que vem acontecendo com ele, com a unidade de ensino e com a sociedade em geral. Não é de hoje que houve tamanha mudança em relação aos “papeis” Escola- sociedade- família, e é íncrivel que muitos ainda não se deram conta disso.
Vivemos em uma sociedade cada dia mais capitalista, onde o trabalho e a vida corrida tiraram espaço das relações familiares e sociais, privando muitos de ter convívio com suas famílias, pois passaram grande parte de seus dias em escolas, tranferindo para esta a tarefa de não apenas passar os saberes, mais também condutas e hábitos educacionais elementares: escovar os dentes, amarrar os sapatos, respeitar os mais velhos, etc.
É público e notório o desgaste que vem sofrendo o sistema educacional, porém, trata-se de uma crise antiga que leva a frustração dos docentes, que cada dia mais estão sem esperança. Nunca se pediu tanto dos professores e nunca se deu tão pouco a eles, tanto em relação a sua formação quanto em relação a sua remuneração e condições de trabalho em campo.
É chegada a hora de resgatar o professor, o profissional e sua dignidade, resgatar aquele sujeito transformadorque traz em sua essência a tradição, a cultura, novas formas de pensar e de ver o mundo, trazendo e apontando novos valores que vão além do econômico, este que esta sendo locado como grande valor. Este é um resgate importante da nossa sociedade, mas que apenas uma pessoa isolada não conseguiria transformar essa realidade. Quanto maior o número de sujeitos empenhados na mesma tranformação, maior a possibilidade de conseguir alterar essa realidade.
...