ARTIGO EXTRACURRICULAR
Por: isarochamr • 22/10/2015 • Artigo • 1.973 Palavras (8 Páginas) • 267 Visualizações
Linguagem em uma perspectiva interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos[1]
Emília Ribeiro
Márcia Moraes
Meri Rocha
Patricia Ricca[2]
Virgínia Salles[3]
Resumo
Este artigo traz algumas contribuições de estudos teóricos realizados na Sala do Educador do CEJA Ariosto da Riva com o acompanhamento do CEFAPRO de Alta Floresta sobre interdisciplinaridade e transposição didática para o fortalecimento e cooperação entre as disciplinas da área da linguagem por meio de um projeto temático.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Transposição didática, Educação de Jovens e Adultos.
Abstract
1. Introdução, objetivos, justificativa. (EMÍLIA) (TUDO JUNTO)
Introdução
Localização do folclore: a princípio a ideia foi levada aos alunos para perceber a recepção do tema, o que nos surpreendeu, devido ao interesse e a demonstração da grande bagagem cultural acerca de lendas e “causos” que eles conheciam. Diante de um material tão rico e com tantas possibilidades pedagógicas a serem desenvolvidas, abraçamos o conhecimento empírico dos nossos alunos aliados aos conhecimentos formais e começamos a dar os primeiros contornos. Considerando que grande parte das lendas e causos pertenciam ao estado de Mato Grosso, optamos em resgatar essas histórias por retratarem a cultura e raízes do nosso povo, dos nossos alunos, no sentido da valoração do seu próprio meio e cultura.
A dança do Siriri não era conhecida dos alunos
Foram disponibilizados momentos com todos os alunos e professores da área de linguagem para ensaios e confecção do cenário.
Montagem do Cenário Boi Tata: árvores, flores, animais, cobra de fogo.
Montagem do Cenário contagem das lendas: carro, ouro, faca,
Ensaios.
Confecção de saias para a dança do Siriri
Confecção do painel com lendas e figuras do folclore.
De acordo com a contextualização do tema proposto, os ensaios, bem como a confecção ocorreram simultaneamente em dias alternados.
No dia vinte e seis de agosto foi realizada na quadra do Centro de Educação de Jovens e Adultos a apresentação para toda a comunidade escolar, com a presença do representante da Seduc e da formadora do CEFAPRO Ilmalucia, coordenação e direção da escola
Objetivos
Objetivo Geral:
- Planejamento coletivo da área a linguagem visando à interdisciplinaridade tendo como tema gerador o Folclore do Centro-Oeste.
Objetivo específico:
- Aprender o que são lendas, causos, danças e músicas da região;
- Montar coreografias das danças estudadas;
- Encenar uma lenda.
Justificativa - Por quê?
Considerando os estudos da Sala do Educador relacionados à interdisciplinaridade e a execução do planejamento coletivo, veio à tona o tema gerador Folclore, que culminava com a data agendada no calendário escolar para a comemoração do Folclore, sendo assim a Área da linguagem lançou a proposta para que esse fosse o tema gerador que levaria a escola desenvolver o mesmo tema. Cada área de conhecimento realizou um planejamento específico, mas com o mesmo tema que foi o Folclore.
2. Materiais e Métodos
Vídeos preparados – folclore EUA
Filme – João e Maria. Resgate histórico da lenda. Questões de interpretação e discussão.
O que é lenda e causos? Conceituação do gênero textual. Socialização de lendas e causos. Leitura de lendas e interpretação oral.
Coreografia das danças foram elaboradas coletivamente pelos alunos e professores.
Encenação da lenda do boitatá.
Cenário vivo. Confecção do cenário. Confecção do boitatá.
3. Construção e desenvolvimento do projeto interdisciplinar - Resultados e discussão.
O projeto temático interdisciplinar “A linguagem em uma perspectiva interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos” foi desenvolvido no segundo trimestre de 2015 com duas turmas do Ensino Fundamental, duas turmas do Ensino Médio e uma turma de Agendamento por disciplina, distribuídas nos três turnos de funcionamento da escola, envolvendo desse modo todos os professores e suas respectivas disciplinas da área da linguagem.
O objeto abordado foi o folclore, pois como podemos constatar nos PCN’s, “reconhecer e valorizar a diversidade cultural é atuar sobre um dos mecanismos de discriminação e exclusão, entraves à plenitude da cidadania para todos e, portanto, para a própria nação” (BRASIL, 1999, p. 122). Isto nos leva a pensar também sobre a diversidade cultural dos nossos próprios alunos, na sua busca por uma escolarização tardia, na busca pelo direito à cidadania plena e atesta a estreita relação entre sociedade e escola como eixo estruturador do currículo e seu caráter ideológico.
Nesta perspectiva, a escola tem uma importante responsabilidade “de socializar o conhecimento elaborado, transformando-o num instrumento de luta contra as desigualdades sociais, fazendo do ensino o pressuposto básico para a constituição de uma sociedade mais democrática” (GRILLO et al).
Desse modo, a apropriação do conhecimento, do objeto de saber percorre uma trajetória representada seguinte pela sequência:
objeto de saber → objeto a ensinar → objeto ensinado[4]
Este esquema de transposição didática proposto pelas autoras, nos mostra claramente o percurso trilhado do objeto de saber, em saberes construídos coletivamente, tornando-os ensináveis e possibilitando a sua apropriação pelo aluno, como explica Chevallard:
Um conteúdo de saber que tenha sido definido como saber a ensinar, sofre, a partir de então, um conjunto de transformações adaptativas que irão torná-lo apto a ocupar um lugar entre os objetos de ensino. O ‘trabalho’ que faz de um objeto de saber a ensinar, um objeto de ensino, é chamado de transposição didática (CHEVALLARD apud ALMEIDA, 1991, p. 39).
Ao integrar, unir todas as disciplinas da área da linguagem: de Língua Portuguesa, de Língua Inglesa, de Artes e de Educação Física em torno da temática do folclore, nos leva a esta reflexão feita por Mello que:
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