AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO: O ERRO E A ILUSÃO.
Por: vrocha • 21/11/2016 • Relatório de pesquisa • 389 Palavras (2 Páginas) • 1.743 Visualizações
Elabore uma resenha com no mínimo 2 laudas do texto: Os sete saberes necessários à educação do futuro e poste em seu portfólio.
AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO: O ERRO E A ILUSÃO.
“(...) Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão (...)”.
O conhecimento não é uma verdade absoluta, embora tenhamos a impressão de que aquilo que percebemos é a verdade quando, mais é uma forma de entender a verdade, um exemplo claro é os desenhos que criam ilusões de ótica ou erros de percepção. A educação precisa mostrar que não existe conhecimento que não corra o risco.
O CONHECIMENTO PERTINENTE
Não é suficiente ter acesso às informações, mas é preciso aprender a organizá-las e articulá-las, saber juntar as partes, o saber isolado não traz conhecimento.
O conhecimento de informações ou dados isolados não é suficiente. É preciso situar as informações em seu contexto, para que elas adquiram sentido e funcionalidade.
A CONDIÇÃO HUMANA
A condição humana é o ponto central da educação do futuro.
Para conhecer o humano, é preciso encontrar seu lugar no universo.
Destacando-se a interdisciplinaridade, a educação do futuro precisa promover a aproximação entre as ciências humanas e naturais e as demais.
A COMPREENSÃO HUMANA
Morin, considera nosso planeta um turbilhão em movimento, desprovido de centro organizador, é precisamos criar um pensamento que fazemos parte de uma comunidade planetária e todos os nossos atos e omissões afetam nosso planeta de algum modo.
INCERTEZAS
Para Morin, a História nos demonstra que nossos caminhos são repletos de incertezas, chamando a história humana de “aventura desconhecida” e afirma que “a grande conquista da inteligência poderia ser libertar-se da ilusão de prever o destino humano”, ou seja, pode-se calcular efeitos de nossas ações acurto prazo, mas não a longo prazo.
ENSINAR A COMPREENSÃO HUMANA
Hoje em dia, o mundo todo está conectado, praticamente as distâncias desapareceram e é necessário que a educação nos dê instrumentos para entendermos este fenômeno que estamos vivendo hoje. A quantidade de informação surge com tamanha rapidez que os problemas do planeta são fatos que precisamos processar e desenvolvendo uma visão mais abrangente.
UMA ÉTICA PARA A HUMANIDADE
Cabe a nos ao mesmo tempo desenvolver a ética e a noção de responsabilidade pessoal, além de uma participação social, como equacionar os problemas dos diversos países, das diversas cidades, das diversas instituições?
Isso só será possível num ambiente democrático, com respeito às diferenças e com liberdade de expressão.
...