AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Por: Rocaol • 18/8/2020 • Artigo • 2.972 Palavras (12 Páginas) • 338 Visualizações
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CONTRIBUTIONS OF CONTINUING TRAINING FOR PROFESSIONAL EXERCISE OF TEACHERS IN BASIC EDUCATION
DE OLIVEIRA, Ronaldo Carlos[1]
Graduando em Letras / Inglês – Faculdade IBRA
RESUMO
A formação do docente não se esgota no curso de graduação, mas se estende por intermédio da formação continuada, ou formação permanente como também é conhecida. Nesta direção, os marcos normativos que estabelecem a formação continuada como um direito do professor e dever do estado no Brasil são a Constituição Federal de 1988 (CF 88) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 (LDB 9394/96). Dentro desta perspectiva o presente estudo tem como objetivo investigar a importância da formação continuada para o exercício profissional do professor na educação básica. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica com base na leitura de livros, dissertações, artigos e demais publicações ligadas ao tema disponíveis no Google Acadêmico, Sciello, BVS Psi, PEPSIC, busca integrada da USP e Biblioteca Virtual da UNISA. Com base na realização deste estudo, constatou-se que a formação continuada contribui para o exercício profissional do professor na educação básica pois, fomenta o desenvolvimento pessoal e profissional, incentiva a autonomia e prática crítico – reflexiva, possibilita a aquisição de novas habilidades e competências profissionais, promove melhorias na qualidade do ensino ofertado em sala de aula, possibilita o compartilhamento coletivo de resolução de problemas e processos metodológicos, aumenta a motivação e o engajamento, e dentre outras contribuições, promove significativas transformações na prática educativa do professor.
Palavras-chave: Escola. Docente. Capacitação continuada. Educação básica.
ABSTRACT
Teacher training is not limited to the undergraduate course, but extends through continuing education, or ongoing training as it is also known. In this sense, the normative frameworks that establish continuing education as a right of the teacher and a duty of the state in Brazil are the Federal Constitution of 1988 (CF 88) and the Law of Directives and Bases of Education 9394/96 (LDB 9394/96). Within this perspective, this study aims to investigate the importance of continuing education for the professional exercise of teachers in basic education. The method used was bibliographic research based on reading books, dissertations, articles and other publications related to the topic available on Google Scholar, Sciello, VHL Psi, PEPSIC, USP integrated search and UNISA Virtual Library. Based on the realization of this study it was found that continuing education contributes to the professional exercise of teachers in basic education because it promotes personal and professional development, encourages autonomy and critical - reflective practice, enables the acquisition of new professional skills and competences, promotes improvements in the quality of teaching offered in the classroom, enables the collective sharing of problem solving and methodological processes, increases motivation and engagement, and among other contributions, promotes significant changes in the teacher's educational practice.
Keywords: School. Teacher. Continued training. Basic education.
1. INTRODUÇÃO
No entender de Pimenta (1995, p.14), a formação do docente não se esgota no curso de graduação pois, um curso não é a práxis do futuro professor, ou seja, “um curso não é a prática docente, mas é a teoria sobre a prática docente, e será mais formador à medida que as disciplinas tiverem como ponto de partida a realidade”.
Em conformidade com Pimenta, Freire (1996) defende que, a formação continuada tem como objetivo incentivar a apropriação dos seus saberes rumo a uma autonomia que o leve de fato a uma prática crítico - reflexiva:
Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente sobre a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão crítica, tem de tal modo concreto que quase se confunde com a prática. O seu “distanciamento” epistemológico da prática, enquanto objeto de sua análise, deve dela “aproximá-lo” ao máximo. (FREIRE, 1996, p.39).
Neste sentido, observa-se que a formação continuada, ou formação permanente como também é conhecida, baseia-se em um processo sucessivo de desenvolvimento que tem início no curso de graduação, e se extende durante o exercício profissional do docente, por intermédio das instituições formadoras.
Desta forma, considerando os diversos desafios enfrentados pelo professor no decorrer da sua prática educativa, este artigo tem como objetivo: investigar a importância da formação continuada para o exercício profissional do professor na educação básica.
O problema a ser analisado no decorrer deste estudo será: qual a importância da formação continuada para o exercício profissional do professor na educação básica?
Este trabalho será desenvolvido sob a hipótese de que a formação continuada contribui para o exercício profissional do professor na educação básica uma vez que, favorece a construção de uma prática pedagógica critico e reflexiva, possibilita a aquisição de novas habilidades e competências profissionais capazes de melhorar a qualidade do ensino ofertado em sala de aula, aumenta a motivação e o engajamento do professor dentro das instituições de ensino, e aprimora os métodos e técnicas utilizados pelo docente frente ao processo de ensino e aprendizagem.
Este estudo se justifica pois, os avanços tecnológicos e constantes transformações sociais decorrentes do mundo globalizado tem exigido do professor a necessidade de aprimoramento profissional contínuo, a construção de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica (visto que a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem só acontece pela ação do professor); e a necessidade de superar o distanciamento teórico e prático sobre as contribuições da pesquisa educacional no que tange a melhoria da sala de aula, implicando que o professor seja também pesquisador de sua própria prática.
...