AS REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO
Por: paulobolque • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 3.230 Palavras (13 Páginas) • 1.067 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO
Aluno:
Paulo Henrique Bolque RA: 1526037
Trabalho apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de letras, como um dos requisitos para a obtenção da nota bimestral da disciplina Prática de Ensino: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA
Rancharia, SP POLO RANCHARIA 2017
SUMÁRIO
1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
1.1 Título do 1º texto: “Educação ? Educações: Aprender com o Índio”
1.2 Título do 2º texto: “O fax do Nirso”
1.3 Título do 3º texto: “A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)”
1.4 Título do 4º texto: “Uma pescaria inesquecível”
1.5 Título do 5º texto: “A folha amassada”
1.6 Título do 6º texto: “A lição dos gansos”
1.7 Título do 7º texto: “Assembleia na carpintaria”
1.8 Título do 8º texto: “Colheres de Cabo Comprido”
1.9 Título do 9º texto: “Faça parte dos 5%”
1.10 Título do 10º texto: “O homem e o mundo”
1.11 Título do 11º texto: “Professores Reflexivos”
1.12 Título do 12º texto: “Um sonho impossível”
1.13 Título do 13º texto: “Pipocas da vida”
1.1 Título do 1º texto:” Educação ? Educações: Aprender com o Índio”
REFLEXÕES
O que entender por EDUCAÇÃO ? Difícil pergunta quando se tem respostas do tipo: o meu maior PROFESSOR foi meu pai que tinha estudo somente até o 2º ano do “Ginásio”. Por estas colocações e, como mencionado no texto com os Índios, a Educação não é somente oferecida nas escolas, ela pode sim ser oferecida na escolas mas não APENAS lá. Muito pelo contrário, como os antigos diziam, posso não ser “letrado” mas endendo das coisas, tenho conhecimento. Todo mundo necessita de educação, não existe uma forma única e nem um único modelo de educação, a escola é vista como a principal fonte de educação, todavia, não é o único local onde se aprende, tampouco o melhor, não existe um único local determinado para seu acontecimento, nem um único responsável por transmiti-la.
Em um pais com a extensão territorial como a do Brasil, várias culturas presentes, nordestinos, caboclos, caipiras, seriamos muito levianos em limitar a definição de Educação aquilo que aprendemos nas escolas como muito bem colocado por uma colega de curso : ”O papel da escola no processo educacional é de dar seguimento ao o que o aluno aprende em casa, são os pais que ensinam a educação a os seus filhos, transmitem seus valores, conhecimentos e hábitos, a escola e os professores, vem depois, dando seguimento e suporte aquela bagagem trazida de casa, a escola instrui, socializa o aluno , desenvolvendo e aprimorando seus conhecimentos.”
1.2 Título do 2º texto: “O fax do Nirso”
REFLEXÕES
Não acredito que a educação escolar esteja perdendo espaço no mercado de trabalho, acredito sim que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, demandando profissionais cada vez mais qualificados e treinados para ocupar as vagas abertas. O grande problema que vejo hoje é o excesso de profissionais academicamente qualificados porém minimamente prontos na prática para o “mundo” profissional por outro lado, a necessidade das pessoas de saírem precocemente da escola para trabalhar, vem ocasionando um déficit educacional no mercado de trabalho.
Muitas vezes uma colocação no mercado de trabalho se baseia em diplomas e certificados, mas na competitividade em que vivemos, no mercado de trabalho, as pessoas não estão se especializando, para assegurar seu bom desempenho profissional e crescer profissionalmente , porém, ter faculdade não é garantia de sucesso, o diploma não nos dirá se somos capacitados e sim o desenvolvimento do seu trabalho , sua experiência profissional.
1.3 Título do 3º texto: “A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)”
REFLEXÕES
Ao apresentar nossas opiniões sobre fatos como verdades absolutas, negamos aos nossos alunos o direito de opinar, não devemos apresentar aos nossos alunos apenas nossas opiniões, devemos estimula-los a questionar, dá-los o direito de concordar ou discordar, ter seus pontos de vista dos fatos apresentados em sala de aula e até na vida, e com o professores devemos aceitar os diversos pontos de vista.
Não há uma verdade absoluta no que é aprendido, tudo é transformado com o tempo, impor uma única verdade é induzir ao erro na educação.
Problematizar uma dúvida, faz com que os alunos pensem e formem suas próprias opiniões.
1.4 Título do 4º texto: “Uma pescaria inesquecível”
REFLEXÕES
Em um país tão sofrido com escândalos de corrupção, desvios e FALTA de ética, não acredito que nossos políticos têm interesse em incluir em nossa grade escola o ensino de ética. Isto seria “uma afronta” a postura dos mesmos, tudo o que fazem vem DE ENCONTRO com a ética. A ética é um conjunto de valores, princípios universais, ações que acreditamos e não mudam independentemente do lugar onde estamos. De nada adianta se auto intitular uma pessoa ética, é preciso ser e agir com ética em todas as situações.
A ética deve fazer parte da grade curricular, porém muitos educadores são contra a inclusão, alegam que a grade curricular do ensino já está bastante saturada e que o ensino da ética faz parte de projetos pedagógicos e incluída em outras disciplinas.
No texto o pai aproveita o momento em que manda o filho devolver o peixe, mesmo estando sozinhos a beira do lago, para ensinar ao filho a lição do certo e do errado, onde não devemos obter vantagens de forma indiscriminada, ultrapassando nossos valores, agindo conforme os princípios éticos e morais.
...