AS REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
Por: ajessandro • 10/4/2017 • Relatório de pesquisa • 2.119 Palavras (9 Páginas) • 358 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO Á DOCÊNCIA (PE:ID)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
AJESSANDRO MORAES DA SILVA RA:1608675
TEIXEIRA DE FREITAS BA
2016
Sumário
1 introdução 3
2 Desenvolvimento 3
2.1 Reflexões referente aos 13 textos 3
2.2 Educação? Educações : Aprender com o índio 3
2.3 O fax do Nirso 4
2.4 A história da chapeuzinho vermelho ( na versão do lobo) 4
2.5 Uma pescaria inesquecível 5
2.6 A folha amassada 5
2.7 A lição dos gansos 5
2.8 Assembléia na carpintaria 5
2.9 Colheres de cabo comprido 5
2.10 Faça parte dos 5% 6
2.11 O homem e o mundo 6
2.12 Professores reflexivos 6
2.13 Um sonho impossível? 7
2.14 Pipocas da vida 7
2.15 Referências 7
2.16 Referências 8
Introdução
A proposta deste trabalho é expor idéias e reflexôes sobre os 13 textos estudados nessa disciplina.
- Reflexões referente aos 13 textos
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio
A educação difere de uma cultura para outra.
Tomamos como base uma carta que os índios das seis nações mandaram para os governantes dos Estados Unidos á muitos anos atrás. Os índios tinham costumes e uma cultura totalmente diferente do “homem branco”.
Nestá eles escrevem dizendo-lhes, que seus meios de educar não tinham as suas mesmas concepções .
Visto que muitos foram estudar nas escolas do norte, e aprenderam toda ciência, educação e costumes do “homen branco”, más ao retornarem para casa, perderam suas características de como viver e sobreviver na floresta e quase perdendo seu dialeto,nao sabiam caçar ou construir cabanas, portanto eram inúteis.Por isso ao meu ver, os índios foram muito sábies em sua decisão,tendo sua educação contida em seu própio ambiente de vida.
A educação esta presente em diversos tipos de povos, tribos, línguas, e vai se diferenciando entre culturas e costumes de geração em geração.
A educação é usada como um recurso á mais de dominância de um povo para com o outro. O propio índio sentiu na pele a educação do colonizador que continha o saber de seu modo de vida e aparente legalidade de seus atos de domínio,na verdade nao servia para ele.
A força da educação está no seu poder de criar e constituir indivíduos para vários fins, ela está presente nas crenças, idéias de qualificações e especializações que compôem uma sociedade.
Existem aqueles que tem o controle do saber , um exemplo disso é o caso do Brasil; o Governo impôe a educação nas escolas com seus materiais didáticos e também existem outros educadores que tem seguimentos religiosos que ensinam de acordo seus conhecimentos, e outros que usam esse poder para promover a desigualdade entre os homens e religiões de um modo geral. È importante salientar que ela não se apresenta somente nas escolas. Podemos ver, sentir e praticar a aducação em vários lugares e momentos da nossa vida.
A escola é uma continuação dessa mesma , tendo como base da educação e da ética á família. O Brasil é um país onde a educação caminha á passos devagar, ela é mal distribuida pelos governantes para com á sociedade em um modo geral.. Muitos não tem a oportunidade de frequentar uma escola ou mesmo se graduar em algum curso profissionalizante, devido á sua situação econômica ou por falta de incentivo financeiro por parte das autoridades competentes,.por isso insisto em dizer que o maior vilão no caso do Brasileiro nao ter a educação adequada é o própio governo começando por não dar valor á um dos princiais tutor da educação :O professor.
A educação é fundamental para o ser humano, não conseguiríamos sobreviver sem ela; Ela faz parte de um todo globalizado entre povos lingúas e nações.Portanto á educação veio pra ficar; “ela existe para transformar sujeitos e mundo em alguma coisa melhor”.
- O fax do nirso
No mercado de trabalho profissional, não basta ter diplomas;é preciso ter um diferencial para sobreviver nesse mundo competitivo.Um exemplo é o Nilson, um funcionário que se destaca sobre os demais colegas de trabalho apesar de não ter uma boa educação formal, ele se diferencia por sua esperiência em técnicas de vendas. No âmbito de trabalho o importante é conhecimento e qualificação andarem juntas lado á lado para um indivíduo ter sucesso profissional.
1.3 A história da chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)
O professor tem um papel importante e significativo em construir opiniões para com seus alunos. Não é a toa que ele dedicou anos de sua vida para se formar em um educador;Mais em alguns casos,alguns professores impõe conhecimentos de verdades absoluta,não deixando que o aluno tenha um ponto de vista diferente do seu,no caso o professor. Como o texto acima citou, existem um outro ponto de vista contada pelo lobo na história da chapelzinho vermelho, oque desde sempre aprendemos que existia apenas um ponto de vista.
Visto que todos somos imperfeitos,o professoar também pode errar em construir apenas uma verdade ou opinião. Fazendo isso,ele tira do aluno a oportunidade de opinar.
- Uma pescaria inesquecível
A ética é um tanto pessoal ,de indivíduo para indivíduo. Ela começa nos nossos lares. Desde pequeno ,aprendemos oque é certo ou errado e assim levamos esse conhecimento para toda uma vida.
- A folha amassada
Como educador,o professor pode passar por situações inusitadas e um tanto constrangedora. É preciso estar preparado para certos tipos de comportamentos explosivo, em que os alunos possam ter em uma sala de aula.
...