Análise do Texto “Reinvenção”, de Cecília Meirelles
Por: TiaDoIngles • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 797 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
FLÁVIA CRISTINA DO AMARAL GUIMARÃES
R.A.: 1436259
ESTUDOS DISCIPLINARES V
Análise do Texto “Reinvenção”, de Cecília Meirelles
POLO PATOS DE MINAS – MG
MARÇO 2015
FLÁVIA CRISTINA DO AMARAL GUIMARÃES
R.A.: 1436259
PERGUNTA: Como você interpreta a “reinvenção”da vida, proposta no refrão do poema pela autora? Explique o sentido para a repetição do vocábulo “vida” no refrão: “Porque a vida, a vida, a vida, /a vida só é possível reinventada”.
Segundo meu ponto de vista, a forma com que Cecília Meireles trata a palavra “vida” no poema, deixa transparecer a sua relação com sua própria vida, que é a grande musa inspiradora desse o texto.
Reinventar a vida como ela sugere, é fazer novo tudo aquilo que entedia ou faz mal. Afinal, quem nunca passa por tropeços e tribulações ou mesmo momentos de apatia generalizada em suas vidas? E daí? É exatamente mediante as dificuldades e maus momentos que nosso caráter, esperança e fé se moldam, se renovam, e com isso, ficamos mais fortalecidos e corajosos (se quisermos).
Sendo assim, por que reclamar e/ou aderir à rotina, já que a vida pode ser deslumbrantemente surpreendente? Claro que isso depende de cada um; é necessário que se saia da “zona de conforto” e se permita viver. E isso é, inclusive, o que reflete a repetição do vocábulo “vida” no refrão. Pode-se sentir na poesia o suspiro dessa vida que surpreende, choca, entristece, gera ira e traz inúmeras alegrias , às vezes, simultaneamente. É necessário que essa vida esteja em movimento para que realmente valha à pena ser vivida.
Reinventar a vida, é , de certa forma, ser dono do seu caminho, ter direito a suas escolhas, até que ambos mudem de direção (o que naturalmente, sempre acontece). Isso chama a atenção principalmente dos que preferem ficar estáticos, alheios à vida e se recusam a viver. Talvez esse poema possa inspirar a mudar de atitude...
Ao que parece, reinventar, é a única alternativa que resta, se se quer viver de verdade, com o mínimo de qualidade. Ou se morre aos pouquinhos, dentro de si. No silêncio de uma vida que cerra as cortinas e não tem mais nada a mostrar.
Bibliografia:
- http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4214009
- http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Reinven%C3%A7%C3%A3o-Cecilia-Meireles/789377.html
- https://www.youtube.com/watch?v=cz4QxPm1Tq0
...