Análise do conto, A Água da vida, dos Irmãos Grimm
Por: cintiacomc • 22/10/2015 • Resenha • 547 Palavras (3 Páginas) • 3.120 Visualizações
Diante do que propôs Propp, ao analisarmos o conto “A água da vida” dos Irmãos Grimm, podemos dizer que é uma fábula a qual conta a história de um rei que fica doente. Os três filhos, príncipes, ficaram preocupados com a saúde do pai já com idade avançada. Procuram ajuda e descobrem que o pai pode ser curado com a água da vida. De imediato cada um dos irmãos implora ao pai para ir em busca da água. Dentre os três irmãos, somente o mais jovem era bom, os dois mais velhos eram egoístas e opressores.
O primeiro príncipe saiu às pressas, mas sem planejar o que precisava fazer nem para onde teria de ir, ao se deparar com o anão, o príncipe demonstra preconceito que alguém com aquela altura e aparência não poderia ajudá-lo, deixando escapar um grande aliado. O segundo príncipe age exatamente da mesma forma que o primeiro e acaba não obtendo êxito. O terceiro irmão se perde e ao admitir isso, recebe ajuda. Ele humildemente aceita a ajuda e encontra a água da vida e mais alguns elementos mágicos. Nessa parte encontramos a função número um de Propp onde o herói se afasta de casa, também nestas passagens o herói passa pela prova e a supera que neste caso se trata do encontro com o anão que lhe indica o caminho e o que deve fazer. Posterior a isso, ele encontra o castelo, nesse ponto do conto há o que Propp denomina de recepção do objeto mágico, ou seja, a espada e o saco de grãos de trigo.
Apesar de ter sido alertado pelo anão sobre o caráter dos irmãos, no momento em que ele pediu ajuda, ocorre com o príncipe o engano ou logro, ou seja, ele é enganado por seus dois irmãos mais velhos, que lhe furtam a água da vida, também neste trecho percebe-se a cumplicidade, o herói deixa-se enganar e ajuda seu inimigo sem saber.
Após passar por momentos difíceis ele encontra novamente o anão que lhe dá os recursos para que ele possa viver bem. Os dois irmãos mais velhos tentam se encontrar com a princesa do castelo encantado onde está a água da vida, mas são expulsos, pois como eram extremamente ambiciosos não andaram sobre a preciosa avenida que a princesa mandara construir para seu verdadeiro amor.
O jovem príncipe resolve ir ao encontro de sua amada e passa por mais uma prova, por estar tão feliz e apaixonado ele nem percebe que está andando por uma avenida feita de ouro maciço e pedras preciosas que conduzia diretamente ao castelo, ele vence mais esse obstáculo e se casa com a princesa.
O casamento é um elemento crucial e muito presente nos contos. Após o matrimonio, o príncipe é informado pela princesa que seu pai descobrira a verdade e o perdoara. Então ele resolve voltar para casa e ocorre a reparação do dano e sucede a punição dos mal feitores que são envoltos por uma tempestade na tentativa de fuga, após serem descobertos pelo pai.
...