Aplicação em sala de teorias abstratas
Por: Nathalia Tenorio • 29/10/2018 • Resenha • 681 Palavras (3 Páginas) • 163 Visualizações
Disciplina: Linguistica Aplicada – T. Manhã UVA
Professora: Graziela Mota
Aplicação em sala de teorias abstratas
Resenhado por Nathália Tenório da Silva Oriental
SILVA; Kleber; PILATE, Eloisa; FREITAS, Juliana. O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa. RBLA, Belo Horizonte, v. 10,n 4, p. 975-994, 2010.
Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - São José do Rio Preto).
Eloisa Pilate é licenciada e Bacharel em Letras-Português (1998), realizou mestrado e doutorado em Linguística, na Universidade de Brasília (2000-2006). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (LIP).
Juliana Freitas é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília Depto. de Linguística, Português e Línguas Clássicas (UnB/LIP). Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (área Linguagem e Sociedade).
O artigo O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa é dividido em cinco partes, sendo elas: Introdução, Reflexões sobre ensino de gramática na realidade educacional brasileira, (Novas) Perspectivas de ensino da língua portuguesa, Possíveis parâmetros para a contituição de novas práticas pedagógicas na formação inicial do professor de língua e Considerações finais.
Depois de introduzir o assunto de forma consistente e sintética o primeiro tópico: Reflexões sobre ensino de gramática na realidade educacional brasileira inicia-se com uma discursão sobre o ensino tradicional que super valoriza o português padrão. Porém, aborda a descoberta dos linguistas sobre a existência e importância de variantes baseadas na idade e localidade por exemplo, dos falantes.
Sabendo desses fatos é importante pensar na interferencia dessas heterogeniedades linguisticas e sua interferência no ensino de línguas na escola. Um questionamento é levantado e pertinente para uma auto reflexão dos professores, que português deve ser ensinado nas escolas?
Propõe-se pensar na linguagem como uma feramenta de interação social e o docente deve auxiliar seus alunos a dominar o português padrão, valorizado e prestigiado pela sociaedade. E esse dominio será significativo para as relações sociais. Para que isso aconteça é necessário que se repense na linguística aplicada para que ela tenha uma atuação prática.
O segundo tema apresentado é: (Novas) Perspectivas de ensino da língua portuguesa, são abordados concepções de linguagem e gramática com aplicações voltadas para novas formas de ensino em sala de aula. Com dados específicos de pensadores da língua, prova-se que a gramática não deve ser baseada apenas na metalinguagem.
De forma mais detalhada e esclarecida o último tema abordado pelos linguistas e também o de maior relevância para análise e mudança no cenário contemporâneo da educação brasileira. Escola Tradicional, Escola Nova e Metodologia inovadora são as três metodologias que iniciam esse tópico e que segundo os escritores, ainda não dão ao aluno capaciade de dominarem situações sociocomunicativas.
...