Artigo "Crianças na Guerra"
Por: Fernanda Mismahl • 5/10/2020 • Artigo • 624 Palavras (3 Páginas) • 150 Visualizações
1.A rotina na Educação Infantil
1.1 a rotina
A rotina representa um importante recurso pedagógico na educação infantil, pois a mesma vai direcionar as atividades do dia a dia em sala de aula, viabilizando a promoção dos sentimentos de segurança e organização para criança, ainda auxilia o professor em suas ações pedagógicas, visando oportunizar um atendimento de excelência na qualidade para seus alunos. Portanto, a rotina deve ser organizada pensando em proporcionar o desenvolvimento da independência e autonomia infantil.
Diante disso, compreende-se que as atividades de rotinas são aquelas que são realizadas diariamente, nem por isso devemos fazer com que elas se tornem atividades rígidas e monótonas, temos que adequar ao ritmo das crianças, do professor e da instituição, e consequentemente essa rotina poderá sofrer mudanças e adequações nas atividades diárias durante o decorrer do ano letivo.
Barbosa afirma que:
A rotina é compreendida como uma categoria pedagógica da Educação Infantil que opera como uma estrutura básica organizadora da vida cotidiana diária em certo tipo de espaço social, creches ou pré-escola. Devem fazer parte da rotina todas as atividades recorrentes ou reiterativas na vida cotidiana coletiva, mas nem por isso precisam ser repetitivas. (BARBOSA, 2006, p. 201).
A rotina é uma atividade com diferentes ações que acontece no nosso dia-a-dia, favorece que a criança oriente-se na relação espaço/tempo, reconhecendo seu andamento, trocar ideias e falar sobre suas vivências, dando sugestões e propondo mudanças.
Tendo como viés as necessidades da criança, é de suma importância que dentre os elementos que compõem a rotina para que todos estejam sentados de forma que possam ver-se uns aos outros, além de fomentar as conversas, estimulando as crianças a falarem, e promovendo o respeito pela fala de cada um.
A construção diária do projeto político-pedagógico da instituição de Educação Infantil deve trazer uma rotina onde a criança é vista como um sujeito histórico e social, capaz de desenvolver suas curiosidades, afetividades, sentimentos e sua própria identidade cultural.
Algumas atividades importantes que devem fazer parte da rotina: horários de alimentação, higiene como: escovação de dentes e lavar as mãos, aprender ou dar sequencia para ir ao banheiro, calendário, chamada, roda de música, oração espontânea, momento da novidade, ajudante do dia, hora do conto, repouso, atividades lúdicas e significativas, jogos diversificados como faz-de-conta, exploração de diversos materiais, oportunizando um espaço para que elas possam participar do planejamento diário. A roda deve contrabalançar as atividades desenvolvidas e a capacidade de concentração/interação das crianças, ou seja, atividades que estimulem o desenvolvimento da criança. (MASSENA, 2011).
A rotina é um elemento importante na educação infantil faz uma organização no processo de ensino-aprendizagem, tornando-se facilitadora para a criança assimilar os novos conhecimentos e adequar a bagagem que possui. No caso da Educação Infantil o professor é espelho para as crianças, deste modo os alunos se adéquam ao planejamento do professor, visando assim às ações pedagógicas que deve ser desenvolvidas e as necessidades das crianças.
Portanto, a rotina propõe que exista o momento certo para o desenvolvimento de cada atividade e a importância dessa sequência é um aprendizado na infância, no qual viabiliza as relações sociais e o processo de ensino-aprendizagem, e o desenvolvimento da sua identidade para a conquista da autonomia.
...