Artigo sobre a Guerra dos Cocos
Por: isaa.bella • 30/3/2015 • Artigo • 482 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
Centro Universitário Belas Artes
Ecologia - Marco Aurélio
Isabella Araújo Santos
Bruna Nunes – BN1AU
Revolução Eco sustentável
A partir de certo período da história a natureza , antes tão valorizada , passou a ser deixada a segundo plano no planejamento urbano, social , artístico... Para assim então enaltecer as industrias , que por serem uma inovação na época , tinham como principal objetivo produzir em maior escala para assim atingir as demandas. E assim a natureza que nos sempre sustentou e acolheu começou a ser deteriorada com a poluição dos seus rios, solos e mares por produtos tóxicos vindo das industrias , grandes áreas desmatadas, produção excessiva de lixos devido ao maior consumo e aumento populacional, esgotamento de matérias primas, exploração excessiva de minérios, assim como em Boungainville e muitos outros lugares.
Mesmo depois de séculos , a indústria consegue ainda exercer grande poder em nossas vidas , ela quem dita o que devemos ou não vestir , comer e nos comportar , só que esse comportamento é ainda mais grave do que antes , pois hoje os latifundiários se comportam de maneira cada vez mais autoritária e egoísta poluindo , extraindo e contaminando solos de países de 3° mundo , como também explorando os trabalhos de formas praticamente escravistas de quem é menos favorecido para então poder baratear o preço de produção aumentando a produção. Um ciclo sem fim.
Como se não bastasse todos os danos , o governo tem feito papel de subordinado das empresas mundiais , deixando-as fazerem o que bem entendem , não se preocupando com os futuros cidadãos desse planeta já fragilizado.
Após assistir ao vídeo “ The Coconuts Revolution” que muito nos instigou a pensar que , esperança devemos ter , há muito para se fazer , brigar para defender quem realmente nos sempre estendeu a mão , nosso verdadeiro lar , natureza. É admirador pensar que sem nenhum recurso industrial as pessoas conseguem viver em harmonia com a natureza e seu espaço. Assim como a utilização de recursos naturais , como o óleo do coco para combustível , onde até mesmo jamais achei possível como mostrado ao vídeo ao invés do bom e velho petróleo que além de ser um recuso esgotável ainda é altamente poluente.
Porque então não investir em pesquisas para renovação de materiais energéticos , matérias primas , sustentabilidade e eco industrias? A resposta é simples: Não convém , não pelo menos para o governo que com educação poderia investir nesse sistema , e muito menos para aquele latifundiário que não se preocupam à longo prazo , apenas em exteriorizar o verdadeiro custo de produção.
Cabe a nós então , cidadãos exigir de cada governo que seja realmente nosso e não de uma minoria com bolso cheio, que preserve nossas vidas e de quem há por vir , que veja o próximo , não o explore-o , e ajude a quem sempre esteve nos ajudando.
...