Artigo de Opinião Venezuela
Por: Isabelacedraz • 23/3/2019 • Artigo • 405 Palavras (2 Páginas) • 195 Visualizações
IMIGRANTES VENEZUELANOS E A FALTA DE EMPATIA BRASILEIRA
Isabela Cedraz
Os venezuelanos estão vivenciando a maior crise econômica da história do país, segundo o FMI (2018), o PIB venezuelano vem decaindo pelo quinto ano seguido e a instituição ainda prevê que, só neste ano, caia mais 18%. Essa crise fez se assolar uma precariedade extrema no país, que está assombrando e trazendo insegurança aos habitantes e, segundo Nathalia Passarinho (2018), milhões deles estão procurando outros países para se abrigarem, escolhendo, principalmente, a Colômbia e o Brasil pela localização e pelo fácil acesso em ambos.
Apesar da entrada dos venezuelanos aqui no Brasil ser simples, o evidente embate que existe são os ataques xenofóbicos da população brasileira aos imigrantes no momento em que eles precisam ser acolhidos. Um dos argumentos utilizados pelos brasileiros para impedir a entrada deles é que o mercado de trabalho aqui no Brasil é escasso. Segundo Mariana Alvim para BBC News (2018), 1,2 mil refugiados deixaram Pacaraima-RR depois que moradores se organizaram, buscando vingança por um assalto cometido, e destruíram os acampamentos venezuelanos. Notícias como essa se tornaram comuns, desmascarando o Brasil “receptivo” que o mundo conhece.
Mesmo tendo parte da população contra a entrada dos imigrantes venezuelanos, o Brasil ainda os recebe, cumprindo com os acordos internacionais firmados com a Venezuela. De acordo com a jornalista Maiara Folly (2018), “devemos ter em mente que o acolhimento de refugiados não é apenas um imperativo moral, mas obrigação legal”, precisamos, se não por solidariedade, por obrigatoriedade, ajudar os imigrantes a se estabelecerem no país.
O Brasil tem um extenso território, com capacidade para abrigar os refugiados e inseri-los em nossa sociedade, tendo o governo a necessidade de saber como ampara-los e acomoda-los aqui. Para um resultado mais eficaz no acolhimento dos venezuelanos, os projetos já existentes precisam ser aprimorados, principalmente na questão burocrática, com o intuito de agilizar a reinserção dos refugiados na sociedade, conseguindo-se assim, que eles tenham uma estadia digna e não interfiram negativamente na vida dos brasileiros.
REFERÊNCIAS
ALVIM, Mariana. A cronologia da crise migratória em Pacaraima, na fronteira entre Brasil e Venezuela. Disponível em: >. Acesso em: 15 nov 2018.
FMI. WORLD ECONOMIC OUTLOOK: Challenges to Start Growth, outubro 2018.
FOLLY, Maiara. Acolher venezuelanos e outros refugiados é imperativo moral e obrigação legal do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 16 nov 2018.
PASSARINHO, Nathalia. Brasil recebe apenas 2% dos 2,3 milhões de venezuelanos expulsos pela crise. Disponível em:
...