As Variações Literárias
Por: v.rp • 6/3/2021 • Dissertação • 307 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
Variações literárias
Historicamente, a literatura é valorizada desde a Antiguidade. A biblioteca de Alexandria, por exemplo, tornou-se famosa por ser um centro de conhecimentos poéticos, astronômicos e matemáticos. Todavia, como tudo, ela também sofreu evoluções, mudanças que transpassaram o tempo e tornou a literatura única, cada qual no seu período.
Entretanto, muitos períodos literários foram cruciais para a formação do que hoje se conhece como literatura. O renascimento, movimento político que permeou do século XIV à XVII, abriu o mundo à intervenção do homem, sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada por ele no mundo. Por ser um movimento ilustre, o renascimento atingiu a literatura e, ao longo dos séculos posteriores, os valores por ele empreendidos vigoraram. Por mostrar uma visão diferente do mundo, uma visão mais antropocêntrica e não teocêntrica, como o homem no comando, assim como mostra a obra de Dante, “Divina comédia”, o Renascimento suscitou valores e questões que se fizeram presentes nas obras literárias.
Além disso, outro estilo literário importante na história da literatura foi o modernismo. Iniciado na primeira metade do século XX, ele foi um período marcado pela denúncia social e o regionalismo. Ruptura com o passado, experimentalismo e a busca por uma literatura que falasse do Brasil para os brasileiros, diferente da cultura europeia, são elementos que conduziram o programa modernista. Um exemplo de obra é “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, onde mostra a vida no seco e árido sertão nordestino.
É evidente que a literatura sofreu variações de forma que possibilitou novas maneiras de escrita, ora conteúdo, ora escrita. A literatura contemporânea, caracterizada pelas fantasias, viagens à mundos inimagináveis e, de certa forma, uma válvula de escape do mundo real, é decorrente destas modificações ao longo do tempo que, certamente, não seria encontrada na biblioteca de Alexandria, visto que o período literário é outro, sendo este bem diferente.
É evidente
...