Aspectos da Aquisição da Linguagem
Por: Raquel Rodrigues • 1/9/2022 • Trabalho acadêmico • 348 Palavras (2 Páginas) • 101 Visualizações
Curso: Licenciatura em Letras - Libras Disciplina: Aspectos da Aquisição da Linguagem Tutor(a): Cheila Mara de Sá e Souza[pic 1]
Aluno(a): Raquel Rodrigues Laterça de Almeida
A competência linguística eficaz é essencial para o sujeito surdo, como ferramenta social, cultural e comportamental, pois garante o acesso aos conhecimentos cotidianos e científicos, além do desenvolvimento dos processos cognitivos no decorrer da vida. Segundo Santana (2007), a organização cerebral do sujeito surdo, ocorre a partir do sentido da visão e, portanto, consegue abranger todos os processos necessários para a total comunicação.
Desde o nascimento, estamos o tempo todo interagindo e aprendendo com o meio ambiente. Geralmente, a criança surda inicia o processo de aquisição da linguagem, utilizando sinais icônicos que servirão de base para a formação de novos sinais. A aquisição da linguagem, permite que a criança surda reconheça o mundo ao seu redor, pois através de experiências visuais elaboradas desde o início da infância, conseguirá fazer uso da língua de sinais com competência linguística.
Nesse sentido, a privação da língua materna nos primeiros anos de vida, acarretará enormes prejuízos para a criança surda, pois é impossível não reconhecer a importância do processo de comunicação entre os sujeitos; os mecanismos linguísticos, lexicais e estruturais próprios para a aquisição da língua.
Assim, para que ocorra um trabalho coerente, os professores que atuam diretamente com o aluno surdo, precisam ter formação e capacitação específica, que melhor orientem esse profissional, a pensar em uma prática pedagógica inclusiva a todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem, verdadeiramente significativa e que contemple as especificidades de cada aluno; principalmente os alunos surdos nas séries iniciais que estão se apropriando da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
Diante do que foi exposto até aqui, acredito que a educação bilíngue assume um papel essencial no processo de desenvolvimento, identidade e valorização da cultura surda; acesso aos mais variados contextos, bem como, a oferta de recursos pedagógicos adaptados que respeitem o perfil funcional e acadêmico do aluno surdo.
REFERÊNCIAS
SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurológicas. São Paulo: Plexus, 2007.
...