Atividade Formativa Wesley G. de Oliveira
Por: wesley_g • 25/8/2021 • Resenha • 281 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
CURSO: Gamificação: Diversão, tecnologia e aprendizagem.
Disciplina: Gamificação
NOME DO ALUNO: Wesley Gonçalves de Oliveira
ATIVIDADE FORMATIVA
ORIENTAÇÃO: A partir do exposto nas aulas, em um texto dissertativo de 15 a 20 linhas, discorra acerca do que é a gamificação, seu papel dentro da educação atual e possíveis críticas. Por fim, opine sobre o que se pode esperar da gamificação no futuro.
REDAÇÃO:
Na atualidade, com o acelerado avanço tecnológico, os professores devem estar sempre inovando as suas aulas. Uma proposta é a gamificação, mas o que é isso? Qual é o seu papel na educação? O que se espera?
É visto que desde os primórdios da história da humanidade, sempre houve jogos que prendem a atenção das pessoas, com um objetivo de entreter e desafiar o jogador. O termo gamificação é novidade e, inicialmente, tinha um cunho de marketing, portanto, visa a promoção de uma fidelidade dos clientes, ou seja, utiliza-se um sistema de acumulo de pontuação para que futuramente se obtenha algo em troca, igual a um jogo em que se almeja chegar ao nível máximo.
Essa técnica, atualmente, está tomando novos rumos, em diversas áreas e uma delas é a educação. Visa, portanto, o uso da gamificação na estimulação da aprendizagem de uma forma mais lúdica e, principalmente, com o uso das tecnologias. Porém, é possível que essa técnica, em vez de ajudar, possa prejudicar, pois se os indivíduos sentirem-se pressionados, com o ranqueamento, por exemplo, não terá êxito em alcançar o objetivo proposto.
Por fim, espera-se que a gamificação seja algo desafiador, mas de forma que promova a colaboração dos jogadores, objetivando-se, principalmente no âmbito escolar, a interação e a aprendizagem dos educandos, de forma que haja um amadurecimento nas relações inter e intrapessoal.
...