SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ATIVIDADE FORMATIVA
Por: Francieli Schlemper • 22/10/2019 • Dissertação • 270 Palavras (2 Páginas) • 1.239 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE FORMATIVA II
ORIENTAÇÃO: Desenvolver um texto dissertativo com até 20 linhas sobre “Quais são os desafios para inclusão no âmbito escolar? Como o docente pode auxiliar neste processo?”
NOME DO ALUNO: Francieli Kanigoski Schlemper
REDAÇÃO:
Tendo em vista que a educação é para todos, faz-se indispensável pensar em estratégias e adaptações necessárias para a inclusão no ensino regular, visando promover o desenvolvimento das potencialidades e o aprendizado dos alunos inclusos, de acordo com as características de cada um. Entretanto, muitos são os desafios para que a inclusão, realmente, obtenha êxito.
Sendo o primeiro passo e um grande desafio, a formação do professor torna-se imprescindível, pois cada aluno é único, assim como as situações de aprendizagem podem variar. Não existe uma receita, um método específico, cada aluno terá sua forma e seu tempo de aprender. Sassaki (2005), explana sobre a acessibilidade metodológica baseia-se nas adaptações curriculares, aulas baseadas nas inteligências múltiplas, uso de variados estilos de ensino-aprendizagem, adoção de novo conceito de avaliação de aprendizagem, e é essa acessibilidade metodológica que servirá de guia para o professor perante a inclusão.
Outro desafio, é buscar formas de enfrentamento dos preconceitos e estereótipos existentes no ambiente educacional, para isso é essencial o professor, pois é ele que conversará com os alunos, explicando que apesar das diferenças, todos devem praticar a solidariedade, alteridade, tolerância e respeito ao outro ao aprender a viver juntos e valorizar a diversidade humana, lembrando que são as diferenças que torna cada um único.
...