Atividade Portfólio Literatura
Por: Pedro X Eliane • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 684 Palavras (3 Páginas) • 1.113 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTI UFC VIRTUAL
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURA BRASILEIRA II
TUTOR(A) PROF(A): ELAINE MEIRELES DE OLIVEIRA
ACADÊMICO: PEDRO GERARD DE SOUZA JUCÁ RA: 0332831
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO AULA 01
Comentar os capítulos VI e XVIII de Quincas Borba, relacionando-os ao pensamento do período realista.
Ao nos debruçar na leitura do livro Quincas Borba, vemos que a obra gira em torno das relações sócias, das realizações dos “desejos” da aristocracia. Passando por cima de todos os valores da parte menos favorecida. Sua filosofia está baseada em uma filosofia inventada por Quincas Borba, na qual a vida é definida como um campo de batalha, no qual só os mais fortes sobrevivem e que fracos e ingênuos, são manipulados e aniquilados pelos superiores e espertos.
A obra de de Machado de Assis, é muito interessante nesse aspecto, uma vez que analisa as relações humanas de forma bastante crítica; a fim de interpretar a teoria “Humanistismo”, criada pelo personagem Quincas Borba, conseguimos percebi elo com as doutrinas filosóficas presentes na metade do século XIX, quais recebiam como terminação o sufixo grego -ismo, que significa doutrina ou crença. Entre essas doutrinas estão o Positivismo de Augusto Comte na qual a principal ideia do positivismo era a de que o conhecimento científico devia ser reconhecido como o único conhecimento verdadeiro., o Cientificismo e o Darwinismo ou Teoria de Charles Darwin, que compactuava com a ideia de que a teoria da evolução das espécies (Darwin) poderia ser aplicada à sociedade. Esta teoria difundia o propósito de que na luta pela vida somente as nações e as raças mais fortes e capazes sobreviveriam e o Determinismo, princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva.
Em seu livro Machado de Assis, através de seu personagem filósofo explicar todos os acontecimentos da sociedade, como as mentiras, dissimulações, desrespeito ao próximo, chantagens como forma de conseguir a sobrevivência na sociedade. Na verdade ele ironiza os pensamentos vigentes na época com muito pessimismo.
De acordo com o filósofo personagem o “Humanistismo” é um princípio da existência que se manifesta em todos ser vivente. Para exemplificar sua doutrina no livro para Rubião, ele utilizou-se da morte de sua avó, onde argumentou que “Humanistismo tem fome” e “Humanistismo precisa comer”, além da história do dono da sege que tinha fome, quepor consequência provocou a morte se sua avó segundo a visão do personagem, ele também narrou a história das tribos famintas do campo de batatas apresentado a ideia de “Ao vencedor, as batatas”. Onde uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí, a alegria da vitória, os hinos, as aclamações. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se. Ao vencido, o ódio ou compaixão... “Ao vencedor, as batatas!”
...