Auto da Barca do Inferno
Por: toddynho157 • 6/6/2016 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 726 Visualizações
Auto da Barca do Inferno
O auto da barca do inferno é um livro que retrata como era a vida de camponeses, do pessoal que preenchia o clero na igreja e da nobreza que tinha como oposição o rei que representava não só ela, mas também os camponeses.
Mostra que não só o rei mandava em tudo como a igreja tinha um enorme poder nas leis e entre outras.
O contexto se passa no julgamento final das almas, na qual o anjo e o diabo julgam quem deve ir para qual lugar(Céu ou Inferno).
Todos os personagens de todas as classes sociais passam pelo lugar, como:Frade(Igreja) Sapateiro(Camponeses) Fidalgo(Nobreza) entre muitos outros que representavam suas respectivas classes sociais.
O anjo rejeita todos que foram cruéis, injustos ou indesejados pelos outros, os únicos que foram aceitados na barca angelical, foi: Os 4 cavaleiros que lutaram para defender cristo e o bobo da corte que era inocente e não sabia sobre os atos ruins que cometeu.
Já o Diabo aceita todos os que foram maus e traidores da igreja como o Frade que não cumpriu o voto de castidade com a igreja e por isso embarcou no inferno junto com os membros da nobreza, camponeses, ladrões etc...
Uma curiosidade é que o (Auto) do titulo auto da barca do inferno significa Peça teatral, ou seja, auto da barca do inferno é uma peça teatral portuguesa de Gil Vicente que era produzida a favor da nobreza.
Conclui-se que o auto da barca do inferno é um desfile de almas no julgamento final em busca da liberdade ou da crueldade pela eternidade de suas vidas.
...