BLANK, Professor Deividi Silva Blank. Cânones literários e relações de poder. 2015. Curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira. Modalidade à Distância – Universidade Federal de Pelotas, R.S.
Por: Janete Vargas • 25/10/2015 • Resenha • 732 Palavras (3 Páginas) • 423 Visualizações
BLANK, Professor Deividi Silva Blank. Cânones literários e relações de poder. 2015. Curso de Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira. Modalidade à Distância – Universidade Federal de Pelotas, R.S.
Resenhado por Janete Rosane Assmann
No texto do Autor Deividi Silva Blak, ora resenhado, este aborda um tema que nos permite ampliar o conhecimento e também a formação de um posicionamento com a leitura do seu texto: Cânones Literários e relações de poder. Neste artigo o Professor nos remete a ideologia e o poder ligado a questão financeira como sendo a responsável pela formação de comunidades interpretativas.
Através deste texto, encontramos a explicação detalhadamente que, qualquer grupamento de pessoas que participam de métodos de leitura e fazem parte de comunidades, estas não estão isoladas, fazem parte de um todo. E, é a partir do capital que as comunidades dispõem para negociar, que elas impõem suas orientações interpretativas, ou que ao menos tentam permanecer ativa, pois, o poder é a primazia que guia a formação e inter-relação destas comunidades.
Os métodos de leitura e compreensão de um determinado tipo de comunidade sobressai-se com a obtenção de domínio dos meios que lhe permitam fazer uma propaganda do seu processo de produção de leituras. Para o Prof. Deividi, não somente o poder econômico tem a capacidade de divulgação em massa, pois, é através dos meios de comunicação dominados pelas elites financeiras que isso ocorre. Também, nesta resenha, queremos salientar o papel, muito influente, da ideologia, onde o campo literário sofre pressões, enfatizado no texto, que a seleção de obras literárias faz parte deste exercício ideológico que nasce das relações materiais do indivíduo com o mundo.
Também é citado no trabalho do Professor, sobre a importância da “Rede Mundial de Comunicações”, sendo este um meio de propaganda gratuito. Percebe-se nesta resenha que o aumento e ampliação de publicidade, insurge no controle financeiro desiquilibrando o relacionamento de diversas comunidades interpretativas. Consta no texto resenhado, também, que a publicidade da rede passou a ter controle financeiro desta, desiquilibrando assim o poderio entre diversas comunidades interpretativas.
Tem-se com este trabalho a notícia de que a comunidade de letras na mídia, tendo esta, apenas uma mínima inserção, as abordagens relatam serem um número bem limitado e também, podemos perceber que a comunidade de Letras acadêmicas é autocentrada e estática sem buscar alterações, ela mesma limita suas aspirações sociais e conter uma possível luta por visibilidade, assim, pronunciou-se o Prof. Deividi em seu trabalho.
Esclarece o texto resenhado que o correlato para norma culta linguística, o cânone literário, trata sobre obras da Literatura em que eram empregadas normas cultas, e estas, seriam as que por execução superior, melhor representariam uma determinada cultura.
Também o Autor “nos esclarece equívocos com relação a crença em um cânone literário único”. Assim como, explica “sobre pontos que começam a ficar mais claros quando relacionamos a formação do(s) cânone(s) literários à dinâmica das comunidades interpretativas.
...