Bullying na Vida de Crianças e Adolescentes
Por: Priscila Matos • 12/5/2020 • Dissertação • 278 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Não é uma brincadeira!
Bullying é um termo inglês que envolve todas as formas de atos agressivos por um ou mais indivíduos com o intuito de prejudicar o outro negativamente. Esse tipo de acontecimento é um problema crônico que atingem muitas pessoas por conta de suas características físicas, nas mais diversas esferas, mas o seu maior alvo são as crianças e adolescentes no âmbito escolar.
Um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying - O dado foi divulgado pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015. Dentro dessa situação, é visível que os professores e autoridades locais não estão aptos para trabalhar esse tipo de ocorrência; sem tomar providencias o problema acaba sendo repetitivo e as vítimas não se sentem seguras para a discussão do assunto e levam consigo o fardo da perseguição. Fatores como esses podem resultar em graves problemas como distúrbios psicológicos. É dever dos pais ou responsáveis estarem sempre atentos e mais próximos na vida dos adolescentes.
É imprescindível não só dar assistência psicológica para as vítimas, mas também para as que praticam o ato, no caso do agressor ele deve ser repreendido por esse tipo de comportamento, é necessário que a gente se questione: o que leva o indivíduo a tal pratica? Quanto a vítima ela precisa ser acolhida pela família sendo o suporte principal. Além disso, é fundamental que a escola converse com os alunos, escute atentamente reclamações ou sugestões, faça campanhas estimulando os adolescentes a reportarem a agressão, crie com os estudantes regras de disciplinas para a classe em coerência ao regimento escolar de modo que a pratica não seja mais tolerada. Desse modo será possível conviver numa sociedade com menos violência.
...