CONCEITOS DE PORTUGUÊS
Por: dirapereirad • 23/4/2016 • Trabalho acadêmico • 5.990 Palavras (24 Páginas) • 367 Visualizações
WEB AULA 1
Unidade 1 – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Nesta unidade, você será levado a conhecer a história da língua portuguesa, desde a sua origem até a implantação da língua no Brasil. Além disso, você conhecerá a diferença entre história interna e história externa e os aspectos que perpassam estas duas modalidades.
Antecedentes da língua portuguesa e sua origem
Antes de tratarmos da história da Língua Portuguesa, é importante que você conheça as áreas da linguagem que se ocupam a estudar esta história, bem como as transformações que ocorrem em uma língua no decorrer do tempo. Nesse sentido, existem três áreas fundamentais:
Gramática histórica - “[...] a ciência que estuda os fatos de uma língua, no seu desenvolvimento sucessivo, desde a origem até a época atual.” (COUTINHO, 1981, p.13).
Linguística Histórica – área da linguística que se ocupa em estudar as substituições que se operam na língua tendo em vista a observação de etapas sucessivas de sua trajetória através do tempo.
Filologia – “É uma ciência histórica que tem por objeto o conhecimento das civilizações passadas através dos documentos escritos que elas nos deixaram: estes nos permitem compreender e explicar as sociedades antigas” (DUBOIS, 2004, p. 278)
No link abaixo, há uma síntese muito bem feita pela profa Célia Lopes a respeito dos principais pontos da história da língua. Sua leitura é obrigatória:
http://www.letras.ufrj.br/laborhistorico/Ling-hist%F3rica-2007.pdf
PARA REFLETIR
Para você, as línguas mudam no decorrer do tempo?
A resposta para a reflexão acima é SIM! As línguas mudam, passam por transformações. Segundo Faraco (2005), está é a realidade empírica da linguística histórica. No decorrer do tempo, a configuração estrutural da língua se altera. No entanto, antes de falarmos a respeito das mudanças, vamos conhecer a história da nossa língua.
Você conhece a origem da Língua Portuguesa? Sabe de onde veio? Conhece a sua história?
Bearzoti Filho (2002, p. 7) explica que o português “derivou-se do latim, língua da civilização romana. Por isso, a história da língua portuguesa pode ser contata desde sua origem latina”. E é isso que vamos fazer. É importante que você conheça um pouco da história da língua latina, para entender a origem do português e as influências que sofreu do latim. Vamos lá?!
A língua latina
A origem do latim não tem uma data certa. Uns dizem que os primeiros registros remetem ao século III a. C.; outros apontam que as origens do latim remontam ao século VII a.C, enquadrando-se, historicamente, no período de 753 a.C., ano da fundação de Roma, até a queda do Império Romano em 476 d.C, século V d.C. Esse período pode ser chamado de latim arcaico.
De acordo com vários estudiosos da linguagem, a língua latina é de origem indo-europeia, cujo povo viveu no sudeste europeu, próximo à Ásia, por volta do quarto milênio antes de Cristo. No entanto, cabe ressaltar que, segundo muitos pesquisadores, os vestígios dessa língua são poucos, assim, por esse motivo, a origem indo-europeia do latim é apenas uma suposição, mas que é amplamente aceita. Cialdine (2011, p. 20) afirma que “os pesquisadores acreditam que esse povo tenha emigrado para o resto da Europa e parte da Ásia.”
Nesse sentido, a partir do indo-europeu, surgiram quase todas as línguas ocidentais e várias orientais, conforme a seguinte classificação:
1) Línguas neolatinas: português, espanhol, francês, italiano, etc;
2) Línguas germânicas: inglês, alemão, sueco, iídiche, etc;
3) Línguas célticas: bretão, irlandês, galês, etc;
4) Línguas eslavas: russo, ucraniano, tcheco, etc;
5) Grega;
6) Albanês;
7) Armênio;
8) Cigano;
9) Línguas bálticas: letão, lituano, etc;
10) Línguas iranianas: persa, turco, curdo, etc;
11) Línguas índicas: sânscrito, hindu, urdu, bengali, etc;
12) Tocariano.
O termo latim se relaciona a Lácio (latim, Latium) região central da Itália, onde Roma se localizava. Veja, abaixo, mapa da Itália e a localização da região do Lácio, entre Roma e Nápoles:
[pic 1]
A língua se estabeleceu na Itália como parte dos movimentos migratórios dos Indo-Europeus, deslocando-se da Europa oriental.
Segundo Bearzoti Filho (2002), o mito de Rômulo e Remo explica a origem desta região que tornou-se o centro do vasto império romano, cujo domínios incluíram, em seu auge, a Península Itálica, Península Ibérica, a Gália, a Bélgica , a Grécia, a Bretanha, o norte da África, partes da Europa Central e do Oriente Médio, e outras regiões.
Conheça o mito de Rômulo e Remo acessando o link:
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/3755/hoje+na+historia+romulo+e+remo+fundam+roma+segundo+a+lenda.shtml
Muito importante também, caro(a) aluno(a) que você conheça a história de Roma para, assim, compreender melhor a história da língua latina. Assim, acesse o link:http://www.brasilescola.com/historiag/roma-antiga.htm
o latim clássico e o latim vulgar - Além dessas duas modalidades, havia também o “latim dos padres católicos”, conhecido como baixo latim justamente pela proximidade do modo de falar dos religiosos com o falar popular, visto que para os padres o importante era a formação moral dos seus seguidores pelo entendimento da pregação feita a eles. Por fim, tinha-se o latim bárbaro, língua escrita pelos copistas da Idade Média, a qual mesclava vocábulos romances e provinciais. |
A partir da expansão de Roma e das conquistas realizadas pelo Império Romano, a cultura desta região também se expandiu, inclusive a língua, o latim, levando, portanto, os territórios tomados por Roma a se latinizarem.
[pic 2]
Importante enfatizar que a sociedade romana era, basicamente, divida entre a plebe (trabalhadores, escravos) e a aristocracia. Assim como hoje, notava-se diferenças nos falares destas duas classes. Desta forma, é possível observar também no latim o fenômeno da variação linguística, visto existir em Roma duas modalidades linguísticas
...