CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PORTUGUÊS E LITERATURA
Por: efeesseemeere • 23/1/2019 • Trabalho acadêmico • 625 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
FACULDADE ATENEU
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PORTUGUÊS E LITERATURA
DISCIPLINA: ENSINO DA LITERATURA
PROFª: ANA NÉO
ALUNA: FRANCISCA SOLANGE MENDES DA ROCHA
ROTEIRO DE ESTUDO
Obra: Aves de arribação
Autor: Antonio Sales
Público alvo: alunos da 3ª série do ensino médio
A escolha desta obra deve-se ao fato de ela ser de um autor cearense, Antonio Sales, um dos fundadores da Padaria Espiritual e de ser ambientado em uma cidade fictícia do sertão do Ceará: Ipuçaba. Leva-se em consideração também o fato de ser uma das obras relacionadas para vestibular da UFC.
- Situar o autor dentro do contexto histórico e literário da época, informá-los sobre a Padaria Espiritual, para que os alunos tenham alguma noção sobre o autor e sua época.
- Uma leitura feita pelo professor é indispensável para tirar as eventuais dúvidas que os alunos poderão ter. Algumas informações sobre o enredo ou mesmo a leitura de alguns trechos da obra farão com que os alunos se interessem em lê-la. Sugestão de um trecho:
“Florzinha havia-se retirado da sala e só reapareceu quando o promotor teve que seguir para a sua residência. Conquanto houvesse banhado e empoado o rosto, adivinhava-se que tinha chorado pelo brilho úmido dos olhos a arderem inquietos sob o velário negro das pestanas palpitantes. O Dr. Alípio percebeu-o, e esse triunfo de sua eloqüência soube-lhe melhor que a ovação dos convivas. E foi um deleite voluptuoso que lhe apertou longamente e com força a mão no momento de sair, acompanhado por um grupo a cuja frente tocava a banda de música um dobrado triunfal pelas ruas incendiadas de fulgores caniculares.”(Aves de arribação, p. 29/30)
Nesse trecho pode-se, de pronto analisar junto com eles os seguintes aspectos:
- Apresentação dos personagens Florzinha e Alípio e perguntar-lhes se no trecho há a sugestão de algum envolvimento entre ambos.
- Iniciar o estudo do vocabulário, com a observação de algumas palavras que o autor utiliza neste trecho, tais como: velário, eloqüência, deleite voluptuoso, ovação, convivas, fulgores caniculares.
- Ressaltar alguns costumes da época e aspectos da vida do interior: empoar o rosto, banda de música nas ruas, almoços ou jantares para recepcionar alguém ilustre na cidade.
3. Perguntar aos alunos (após a leitura inicial dos mesmos) quais impressões foram provocadas por essa leitura inicial, para com eles delimitar o eixo central da trama.
- Identificar a trama principal e os fatos que vão ajudar no desenrolar dessa trama.
- Apresentação de todos os personagens e a sua importância no desenrolar da história. Os alunos devem enumerar as características de cada um e em que essas características vão interferir no desfecho da trama.
- Ambientação do romance. Ressaltar que, apesar de ser uma obra ambientada no sertão cearense, não há nenhuma menção à seca ou às dificuldades pelas quais passam os nordestinos. Inquirir o porquê disso.
7. Analisar a linguagem utilizada pelo autor, quais recursos foram utilizados por ele para tornar o texto mais ágil, além do uso dos adjetivos na caracterização dos personagens e na descrição do ambiente.
8. Analisar o encadeamento das ações, observando a seqüência temporal do texto (cronológico ou psicológico).
...