Comentário sobre o texto de Souza (2006), em seu capitulo Objetos
Por: Anniely Miranda • 12/10/2020 • Resenha • 261 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
De acordo com o texto Souza (2006), em seu capitulo Objetos, durante a história do ocidente tiveram diversas adjetivações sobre a literatura. Conforme seus estudos mais antiga foi a que ficou conhecida pela expressão “humaniores litterae”, que traduzido significa “letras mais humanas”. Essa expressão surgiu no latim medieval e foi utilizada até o século XVII. O seu conceito baseiava-se em um fundamento teológico, e buscava a diferenciação entre “Coisas divinas e coisas humanas”.
A segunda adjetivação, originou a expressão “litterae humanae”, e surgiu no Renascimento, e sua origem também se baseava na diferenciação das coisas divinas e coisa humanas como na primeira adjetivação, mas mais tarde se consolidou na “tradição aristotélica mediavel de segmentação dos saberes”, na qual Avicena defende que uma “ciência superior”, e Gundisalvo divide a ciência em humanas e filosóficas.
A quarta adjetivação originou a expressão francesa “bonnes lettres”, e em inglês “good letters”, que surgiu no Renascimento no fim do século XVII, a qual também se baseava pelo discurso da diferenciação presente nas adjetivações anteriores, com a diferença da introdução do critério ético, sendo que este igualou os adjetivos boas e humanas, ou seja, de acordo com essa adjetivação “o que é humano é bom e vice-versa. ”
A quinta adjetivação foi atribuída historicamente ao vocábulo letras, e originou a expressão belas-letras, sendo esta única expressão que não se tornou totalmente obsoleta. Sendo que nesta em vez de utilizar-se os adjetivos humanas e boas, utiliza-se belas, desse modo, entende-se pela utilização da palavra belas como caraterística de uma modalidade das letras, isso seria uma supervalorização desta em detrimento das demais.
...