Como Fazer Um Resumo
Pesquisas Acadêmicas: Como Fazer Um Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Drikacar • 8/4/2013 • 630 Palavras (3 Páginas) • 1.106 Visualizações
Como fazer um resumo
Resumo é a versão precisa, sintética e seletiva do texto do documento, destacando os elementos de maior importância. Deve evidenciar os principais objetivos, métodos empregados, resultados e conclusões, permitindo ao leitor decidir sobre a conveniência da leitura do texto na íntegra.
O resumo possibilita a maior divulgação da tese e sua indexação em bases de dados. A tese deve vir acompanhada de dois resumos, em português e em inglês (abstract).
6.1 APRESENTAÇÃO DE RESUMOS
O resumo pode ser apresentado nos formatos estruturado e com estrutura não explicitada. Para os trabalhos de pesquisa recomenda-se a adoção do formato estruturado, que vem se consolidando como uma tendência na área.
O resumo deve ser precedido da referência bibliográfica da tese, apresentada de acordo com a norma adotada. Ao final do mesmo devem ser indicados os descritores/palavras-chave (item 6.2).
6.1.1 Resumo Estruturado
A redação deve ser feita com frases curtas e objetivas, organizadas de acordo com a estrutura do trabalho, dando destaque a cada uma das partes abordadas, assim apresentadas: Introdução - Informar, em poucas palavras, o contexto em que o trabalho se insere, sintetizando a problemática estudada. Objetivo - Deve ser explicitado claramente. Métodos - Destacar os procedimentos metodológicos adotados com informações sobre população estudada, local, análises estatísticas utilizadas, amostragem, entre outros. Resultados - Destacar os mais relevantes para os objetivos pretendidos. Os trabalhos de natureza quantitativa devem apresentar resultados numéricos, assim como seu significado estatístico. Conclusões - Destacar as conclusões mais relevantes, os estudos adicionais recomendados e os pontos positivos e negativos que poderão influir no conhecimento.
Exemplo de resumo estruturado (trabalho de pesquisa quantitativa)
Cuenca AMB. O uso da internet pela comunidade de docentes da área de saúde pública no Brasil [tese de doutorado]. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da USP; 2004.
Resumo
Introdução - Destaca a influência da internet no processo da comunicação científica da comunidade acadêmica de saúde pública do Brasil. Objetivo - Conhecer a influência da internet nas atividades acadêmico-científicas da comunidade brasileira de docentes da área de saúde pública e as alterações provocadas pela inserção das novas tecnologias da informação no processo da comunicação científica. Métodos - A população foi constituída por 372 docentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva das Instituições de Ensino Superior no Brasil, nos níveis Mestrado e Doutorado, cadastradas no sistema CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no ano de 2001. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet. Para os que não responderam o instrumento eletrônico, foram enviados questionários impressos. Resultados - A taxa de retorno dos questionários eletrônicos e impressos foi de 64,8%. O uso da internet foi apontado por 95,0% dessa comunidade, sendo o correio eletrônico (92,1%) e a web (55,9%) os recursos mais utilizados, diariamente.
...