Criatividade literária e sistema literário
Projeto de pesquisa: Criatividade literária e sistema literário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 787878 • 14/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.822 Palavras (12 Páginas) • 304 Visualizações
TEORIA LITERARIA
ANHANGUERA – UNIDERP
LICENCIATURAEM
LETRAS – PORTUGÊS/INGLÊS 3º SÉRIE TEORIA LITERARIA
Prof.ª
Ma. Ausdy Nazareth Castro dos Santos
(Tutor a Distância)
Gislaine Vieira Carvalho
ACADÊMICOS(a)
ALESSANDRA DE ALMEIDA PEREIRA DA SILVA
RA:396132
e-mail ale.alme.silva@hotmail.com
LÚCIA APARECIDA LOURENÇO
RA:369311
e-mail lucia.ext.escola@gmail.com
OLAVO ANTONIO DOS SANTOS SILVA
RA:381448
e-mail:olavoigt@hotmail.com
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca mostrar a importância que a disciplina de Teoria da Literatura tem na grade curricular do futuro professor de língua portuguesa.
As especificações Criação Literária e Sistema Literário, que acolhe projetos que discutem a gênese e o processo de criação de textos literários e não-literários, sua relação com outras linguagens, apoiada em teorias da literatura.
Em teorias da escrita e da linguagem audiovisual e Teorias e Usos da Linguagem ao sistema literário de língua portuguesa, à formação de leitores, à pesquisa sobre fontes primárias, à recuperação e história da literatura e à teorização sobre o processo de criação, desmembra-se em duas linhas de pesquisa, a saber, Teorias Críticas da Literatura, que investiga e avalia os pressupostos teóricos que fundamentam a criação e o fato literário e promove a reflexão sobre as relações que a literatura estabelece com outros campos e outros sistemas culturais.
E Literatura, História e Memória, que investiga a literatura como fenômeno histórico e de expressão indenitária, quer de espaços quer de um universo mais amplo que ocorre ao longo do tempo por diferenças regionais, culturais históricas e sociais.
1) Qual dos dois textos emprega linguagem “transparente”? E qual deles usa linguagem
“opaca”? Justifique sua resposta
Linguagem transparente
HOMEM MORRE AFOGADO EM LAGOA
Um homem de 29 anos morreu ontem afogado numa lagoa de uma pedreira desactivada, em Santa Maria da Feira.
Linguagem “opaca”
POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia
A verdade literária nunca poderá ser a verdade da natureza.
O texto literário registra uma viagem exploratória: ao mesmo tempo em que tenta descobrir, permite ao leitor acompanhar o processo de descoberta. O texto literário é antes de tudo um jogo de linguagem, no qual esta pode aparecer tanto quanto o próprio conteúdo veiculado. Como esta linguagem artística é opaca, isto é, retém o olhar sobre si, antes de conduzi-lo ao objeto retratado, ela aparece como parte do objeto. Neste ponto, o texto literário se opõe a diversas modalidades de texto, quer sejam elas científicas, informativas ou pragmáticas
Já o texto destinado a ensinar, a comunicar o saber da ciência, é uma modalidade de discurso informativo onde a linguagem é transparente, permitindo que a atenção do leitor atravesse as palavras e frases e veja de forma clara aquilo que é informado. Como o objetivo é mostrar algo, é explicar um conjunto de saberes, a linguagem científica é transparente – invisível aos olhos que buscam um objeto definido.
2) Qual dos textos tem compromisso com a realidade factível? E qual se compromete com a “verdade” literária? Justifique sua resposta
Já o texto destinado a ensinar, a comunicar o saber da ciência, é uma modalidade de discurso informativo onde a linguagem é transparente, permitindo que a atenção do leitor atravesse as palavras e frases e veja de forma clara aquilo que é informado. Como o objetivo é mostrar algo, é explicar um conjunto de saberes, a linguagem científica é transparente – invisível aos olhos que buscam um objeto definido.
O texto científico é informativo: dá conta de algo que se sabe e que se transmite a alguém.
Primeiro, porque há uma distinção na abordagem
Passo 4
1) Em que forma lírica o poema é escrito?
Soneto
2) Que versos são utilizados?
Versos decassílabos, os versos decassílabos são os mais utilizados e existem entre eles diversas variações de ritmo, denominados.
3) Qual é o esquema de rimas?
Paralelas interpoladas e alternadas
Soneto, 2 quartetos e 2 tercetos.
Passo 1
Comparar o texto literário fonte, a Ilíada, e descrever que elementos (éticos, plásticos e verbais) dessa luta corpo a corpo foram aproveitados e descartados por Wolfgang Petersen, diretor da superprodução cinematográfica Tróia (2004).
A adaptação, como foi mostrada no filme de Wolfgang Petersen, Tróia (2004), não estava preocupada apenas em relatar a rapsódia de Homero e nem o poderia, a julgar que a Ilíada possui problemas de continuidade que poderiam comprometer a obra cinematográfica, como por exemplo, o herói troiano que morre, mas reaparece ao final do filme. Tal incoerência dava a impressão de que o texto era uma colagem de várias narrações, talvez composto ao longo dos séculos por uma infinidade de autores.
Passo 2 (Equipe)
Discutir o porquê de, no livro XXII da Ilíada, os heróis Aquiles e Heitor mostrar-se
...