Crises Ede Imagem
Ensaios: Crises Ede Imagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: midillenburg • 13/3/2015 • 334 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
De acordo com Chiavenato (2000), planejar é definir objetivos e escolher antecipadamente a metodologia correta para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência.
O planejamento estratégico que, segundo o autor, corresponde a um dos três níveis de planejamento, caracteriza-se como o processo que mobiliza a empresa para escolher e construir seu futuro. Assim,
planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessa decisão e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas (CHIAVENATO; SAPIRO, 2003, p. 39).
Como produto do planejamento estratégico são estabelecidos missão, visão e valores da empresa, compatíveis aos objetivos organizacionais e o papel da companhia no mercado em que atua. A definição de diretrizes é fundamental, uma vez que centram as ações da empresa para seus públicos e são um elemento chave na formação da sua identidade e, consequentemente, da sua reputação.
Kotler (2010) afirma que possuir uma missão consistente representa a perspectiva de criação de negócios inovadores, práticas inovadoras, podendo assim transformar a vida do consumidor. O autor ainda enfatiza que a missão da organização demonstra sua própria existência, ou seja, a empresa de maneira mais fundamental possível.
Quanto à visão, o autor define como o que a empresa deseja ser e onde deseja estar no futuro.
Os valores organizacionais refletem a conduta adotada pela empresa ao cumprir sua missão e trabalhar para que as metas estabelecidas pela visão sejam cumpridas. Para Chiavenato e Sapiro (2003), os valores são um conjunto de conceitos, filosofias e crenças respeitadas e praticadas pela organização. Assim, são caracterizados como balizamentos para o processo decisório e para o comportamento da empresa, agindo também como guia de conduta.
Como o empreendimento será lançado pelo grupo, a missão, visão e valores abaixo foram criados pelas autoras.
...