Crítica Sociológica
Resenha: Crítica Sociológica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: WCee • 2/4/2014 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Critica Sociológica
Tem como um dos principais teóricos e crítico sociológico do século XX Georg Lukács, nascido na em Budapeste, na Hungria em 13 de Abril de 1885. Suas analises eram relacionadas a temas da vida social, e tinham como inspiração o Marxismo (fetichismo da mercadoria), teoria que trata do Capitalismo propriamente dito, no que diz respeito à divisão de classes dentro da sociedade, que muitas vezes impede o proletariado de apropriar-se do resultado final do seu trabalho. Para Lukács, a literatura é um reflexo fiel da realidade que eleva o conhecimento do individuo, aprofundando-o cada vez mais em sua realidade.
Contemporâneo a Lukács, o pensador marxista Lucien Goldmanm nasceu na França em 1913, e sua obra contribuiu grandemente para á critica sociológica de literateraria. Goldmanm enfatiza uma característica universal do comportamento humano a coerência. Esse comportamento é a capacidade do homem agir e julgar suas ações com o intuito de interferir em questões que nos deparamos no cotidiano. Lucien Goldmanm tem como base obras de Lukács, tais como: “A alma e as forma” e famosa “Teoria do Romance”.
Lukács estabeleceu uma relação entre literatura e sociedade, já Goldmanm procurava estabelecer visões de mundo, por meio de estudos coletivos e interdisciplinares . Para Lucien Goldmanm, a partir de uma visão de mundo construída, o artista conta com um universo de seres e coisas, apenas dotado de sua coerência e lógica. Dessa forma podemos deduzir que o autor usa de sua habilidade e imaginação, para transcrever a realidade para a ficção ou vice-versa, porem o escritor não utiliza apenas sua visão de mundo.
Sendo assim, podemos concluir que, a crítica sociológica é de expressiva importância para a literatura, pois amplia a visão de mundo de cada individuo no que diz respeito seu convívio social e aprimora seu senso critico nos trazendo a reflexão a cerca das divisões de classes sociais e o seu papel dentro da sociedade.
...