DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS LITERATURA PORTUGUESA
Por: lucas1046 • 23/4/2022 • Resenha • 301 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
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CAMPUS AVANÇADO DE MOSSORÓ
DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS
LITERATURA PORTUGUESA III
Discente: Lucas Varela
Estudo dirigido
- Em Portugal, o início do século XX foi marcado por grandes ocorrências políticas, como a tomada do poder do país por parte de forças civis contra a monarquia, originando a primeira república portuguesa, e o início da Primeira Guerra Mundial. Tais fatos, cedo ou tarde, inspirariam artistas, resultando em várias manifestações artísticas no país. Ademais, em 1915, a ascensão do modernismo em Portugal, movimento literário o qual quebrar com o “tradicionalismo” da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas era seu objetivo, resultou em desconfiança, do lado de alguns intelectuais. Tendo esses episódios em vista, em meio a todo esse caos sócio-histórico, surgi Fernando Pessoa, que em 1915 junto a um grupo de jovens escritores o qual era líder fundou a revista Orpheu – que defendia a liberdade com uma visão mais futurística a respeito da criação literária.
- Dos fatos da vida de Fernando Pessoa que mais me chamaram a atenção foi o de ter sido criado na África do Sul e educado com a língua inglesa, e mais tarde transformando-se num dos maiores escritores portugueses, o que me cativou, pois é certamente um ocorrido singular, já que nunca ouvi uma história como essa.
- A linguagem da sua poesia do heterônimo Alberto Caeiro é simples, pois não estudou além da escola primária. O heterônimo Ricardo Reis, assim como Caeiro, valoriza a simplicidade na escrita, contudo, opondo-se ao que é moderno. Por outro lado, Álvaro de Campos, formado em engenharia, valoriza o modernismo nas suas obras.
- O seu caráter nacionalista, já que seus poemas analisam e comentam a história de Portugal, projetando um futuro glorioso para a nação mais ocidental da Europa.
- A necessidade de romper os paradigmas literários impostos na época, tendo em vista o início do movimento modernista.
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