Diferença Entre Língua, Linguagem e Fala
Por: jdarc7 • 29/11/2020 • Trabalho acadêmico • 839 Palavras (4 Páginas) • 260 Visualizações
Diferença entre linguagem, língua e fala
Linguagem, língua e fala são três conceitos inseparáveis quanto a abordagem da comunicação. Porém, possuem individualidades diferenciais.
Saussure e Chomsky são nomes referenciais em relação aos estudos linguísticos modernos: o estruturalismo e o gerativismo. No século XX, Saussure deu início a produção de estudos sincrônicos, ou seja, análise de fenômenos da língua através de recortes desde a Grécia antiga, representando desenvolvimento em relação aos estudos linguísticos.
Décadas depois, Chomsky introjetou o conceito de linguagem e mostrou que o ser humano é apto para entender elaborar linguagem verbal porque tem uma habilidade única. Desse modo, ela passa a ser objeto de estudo da linguística.
- Língua
Saussure (2006), considerado o pai da Linguística Moderna, ao eleger como objeto de estudo a língua enquanto sistema, estabeleceu uma das dicotomias que demarcam a linguística em sincronia e diacronia. A primeira, por possuir caráter estático, estabelece uma relação entre termos simultâneos. A segunda, por seu caráter dinâmico, acidental, promove a substituição de um elemento por outro, no curso do tempo. Saussure (2006) prioriza a abordagem sincrônica, descritiva, em detrimento da abordagem diacrônica, histórica. Além disso, conceitua a língua como um sistema de valores e estabelece a dicotomia entre língua (langue) e fala (parole). Nesse enfoque, considera-se passível de estudos somente a língua, enquanto instituição social e sistema abstrato.
Já para Chomsky, a língua é um conjunto infinito de frases e que se define não só pelas frases existentes, mas também pelas possíveis, aquelas que se podem criar a partir interiorização das regras da língua, tornando os falantes aptos a produzir frases que até mesmo nunca foram ouvidas por ele. Já o desempenho (performance ou uso), é determinado pelo contexto onde o falante está inserido. Dessa forma, afirma que a língua humana é um sistema de princípios radicados na mente humana.
- Linguagem
Segundo Saussure, a linguagem é multiforme e heteróclita; um cavaleiro de
diferentes domínios, ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica, ela pertence além
disso ao domínio individual e ao domínio social; não se deixa classificar em nenhuma
categoria de fatos humanos, pois não se sabe como inferir sua unidade.
O linguista definiu a linguagem como sendo geral, em que pode estar presente em
diferentes domínios e que é ao mesmo tempo individual e social, não se restringe por ser uma unidade ou sistema. Após apresentar essa definição Saussure teoriza sobre a definição de língua, mostrando a diferença entre os dois conceitos sem colocá-los em oposição.
Chomsky por sua vez, diferente da proposta de Saussure, que vê a língua como um objeto social, afirma que a língua humana é um sistema de princípios radicados na mente humana.
- Fala
O Estruturalismo saussuriano não julga a fala como relevante e adere como objeto de analise a língua por ela mesma, pois o objetivo era expor as diversas vertentes linguísticas. Dessarte, as afirmações mais relevantes sobre a Fala encontram-se na parte dedicada à analogia, especificamente às mudanças analógicas. Nessa parte, o conceito de fala é acompanhado pela definição de língua. Segundo Saussure,
todos fatos de linguagem, fatos evolutivos sobretudo, obriga de se colocar em face da fala de uma parte e de outra parte do reservatório das formas pensáveis conhecidas do pensamento. É necessário um ato inconsciente de comparação não somente para criar, mas para compreender. Além disso, a fala é a parte individual da Linguagem que é formada por um ato individual de caráter infinito. Para Saussure é um “ato individual de vontade e inteligência”.
Já o Gerativismo, segundo Lyons (1987), tem engajamento com a utilidade e a
...