Educação e justiça social
Projeto de pesquisa: Educação e justiça social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AMMARTINS • 4/9/2014 • Projeto de pesquisa • 592 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
Estudo Dirigido: 6 - Políticas Públicas
Habilidade: Raciocinar de forma crítica e analítica
Professor: Giancarla Fontes de Almeida
Tema: Educação e Justiça Social
Caro(a) aluno(a)!
Esta atividade discursiva vale 25% de sua frequência neste ED. Antes de respondê-la, estude o texto teórico e o complementar anexos a esta atividade.
Observações:
1) O registro e o controle de frequência são feitos automaticamente pelo Portal Universitário. Dessa forma, a sua frequência somente será registrada através da publicação correta da atividade. Portanto, não se esqueça de salvar e publicar a atividade ao concluir a tarefa.
2) Caso você não conclua toda a tarefa de uma só vez, poderá salvá-la, voltar a fazê-la em outro momento e publicá-la apenas quando terminar. Você também poderá redigir o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo.
3) O manual do aluno traz informações importantes sobre os Estudos Dirigidos. Leia-o com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida.
Boa atividade!
QUESTÃO 1
Habilidades a serem desenvolvidas
Operatória(s):
Capacidade de inferir e interpretar.
Capacidade de argumentar.
Específica(s):
Identificar em textos verbais e não verbais as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos.
Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político etc.).
Expressar opinião, fundamentada em argumentos lógicos, a respeito de problemas sociais.
DADOS DA QUESTÃO
Leia o texto a seguir:
Para Lenin (1977), a tarefa da educação deve ser formar para o comunismo, o que significa dizer, formar para a superação da ordem do capital e para a transformação da realidade social para alcançarmos fins efetivamente humanos. Entretanto, essa formação não pode se dar apenas pela apropriação das insígnias comunistas e das formulações dos especialistas em cultura proletária, ela passa pela apropriação da soma dos conhecimentos acumulados pela humanidade sob o jugo da sociedade capitalista, latifundiária e burocrática. O que se coloca é a impossibilidade de se ensinar qualquer conteúdo que não o formulado no desenvolvimento da sociedade de classes.
Gramsci (2001, p. 49), num comentário sobre a escola tradicional, aponta um caminho para entendermos a questão:
A escola tradicional era oligárquica já que destinada à nova geração dos grupos dirigentes, destinada por sua vez a tornar-se dirigente: mas não era oligárquica pelo seu modo de ensino. Não é a
...