Ensine, aprenda e aprenda a educar
Projeto de pesquisa: Ensine, aprenda e aprenda a educar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: idalia8 • 11/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.539 Palavras (7 Páginas) • 220 Visualizações
Introdução
O trabalho que aqui será apresentado foi elaborado para que se possa ter uma melhor compreensão do processo educativo de nossa sociedade, este trabalho tem como principal objetivo o aprofundamento e a avaliação mais crítica do que realmente significa educar. E os pontos principais abordados aqui são o papel da escola e do professor na vida do aluno, a exposição dos tipos de professores existentes na atualidade, tendo em vista que estes são: professores que utilizam o método tradicional de ensinar e professores que utilizam o método histórico crítico. E a avaliação dos efeitos causados nos alunos perante uma educação tradicional e perante uma educação crítica. E por fim também será exposto aqui o por que das mudanças em nossa sociedade e o porque do seu desenvolvimento.
Educar, aprender e aprender a educar.
A escola e o professor tem um papel de suma importância na vida dos indivíduos. Pode-se notar que a escola e o professor veem sendo levantados, renovados, discutidos e aprimorados a muito tempo. A escola e o professor assumiram várias formas na antiguidade, na escola houve mudanças não só em sua arquitetura mas também em seu intelectual, e o professor sofre mudanças tanto em seu valor perante a sociedade quanto em seus métodos educacionais, na Grécia por exemplo o pedagogo era um acompanhante da criança e o seu dom de ensinar não era muito valorizado, já na Roma quem preparava a criança e a educava era o pai com a ajuda da mãe sendo que essa educação era dada dentro de casa. A escola da Europa na Idade Media sofreu grande influência do cristianismo. E ainda na Idade Média o papel do professor passou a ser mais reconhecido, o que foi um grande marco para essa época tendo em vista que trouxe várias mudanças para a educação. Mais tarde a escola tornou-se uma instituição laica e se separa do predomínio da Igreja. Sob vários aspectos esse período põe em ação as primeiras menções da Idade Moderna, nessa época um aspecto muito relevante foi a Reforma e Contra- Reforma o que trouxe uma grande diversidade cultural na sociedade. Nos países protestantes a educação se estendeu para meninos e meninas, já nos países católicos ocorreu um grande marco que foi os colégios jesuítas, mas que em meados do século XVIII foram fechados por imposição da monarquia. Foi da Europa que herdamos o modelo pedagógico, o modelo de escola e o modelo cultural da sociedade.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil trouxeram consigo toda uma estrutura social, política, religiosa e pedagógica, entre outras coisas. Os principais agentes da educação na colônia foram os Jesuítas até serem expulsos. Logo depois houve o primeiro esboço de educação pública estatal.
E em 1772 o subsídio literário para pagar o salário do professor, professor esse que era nomeado pelo rei.
E depois da Revolução de 1930 , a educação passou a ser reconhecida, como questão nacional.
Tudo o que aconteceu durante todo esse tempo pode ser usado para a compreensão da educação de hoje.
Tendo em vista o que ocorreu durante séculos na sociedade pode-se dizer que a importância da escola e o papel do professor na atualidade é de principalmente socializar e humanizar os indivíduos. A escola e o professor foram vistos de formas diferentes durante vários períodos da história, e hoje são vistos como agentes importantíssimos da sociedade. Durante todo o tempo a escola deve acompanhar e guiar o aluno tendo assim um conceito de que a escola não é considerada como vida e sim como fazendo parte dela, e o professor é o polo que liga o aluno ao conhecimento.
O professor pode ter varias formas e métodos para ligar esse aluno ao conhecimento necessário para socializar-se. Quando se fala em educação, pode-se perceber que essa palavra pode ser aplicada a qualquer sujeito, sendo o assim o professor que deseja educar também precisa educar-se, fazendo da educação um tipo de cadeia em que todos os indivíduos de alguma forma se encaixam, sendo mestres ou aprendizes, essa cadeia é basicamente formada por transmissão de conhecimento, sendo avaliada assim é claramente perceptível que se é transmissão é dada de sujeito para sujeito e em sua maioria em épocas diferentes, ou seja, pessoas mais vividas adquirem conhecimento para transmiti-lo a criança ou jovem. A educação na Roma por exemplo limitava-se apenas a formar a criança ou jovem como um tipo de soldado para servir o império. Já na Grécia a educação valorizava o desenvolvimento intelectual do indivíduo. Em ambos os casos a educação era transmitida mesmo que de formas diferentes. Alguns pensadores da sociologia como Durkheim, Karl Marx e Max Weber, expressam suas ideias sobre a educação, cada um com uma opinião própria do que se refere a ela, mas é possível ainda notar uma unanimidade entre eles, todos acreditam que o sujeito deve se formar profissionalmente e socialmente, ou seja, para eles a educação deve ser completa, dando ao sujeito a capacidade de pensar e de agir perante a sociedade. O professor como ponte deve se preparar e preparar seus alunos para a vida. É possível notar que existem vários tipos de professores cada um com seu métodos de ensino, mas dois dentre eles se destacam, existe o professor que usa método tradicional, e o que usa o método histórico crítico. Professores que utilizam o método tradicional de educar são aqueles que segundo o autor José Carlos Libâneo em seu texto: O essencial da didática e o trabalho do professor – em busca de novos caminhos.
“contentam-se em transmitir a matéria que está no livro didático. Suas aulas são sempre iguais, o método de ensino é quase o mesmo para todas as matérias, independentemente da idade e das características individuais e sociais dos alunos.” (Libâneo, 2001, p.1)
O que percebe-se
...