Estágio Curricular Obrigatório Língua Portuguesa no Ensino Médio
Por: Hermenson Pereira • 24/4/2023 • Trabalho acadêmico • 10.216 Palavras (41 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 8
2 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 10
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 12
4 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 14
5 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 16
6 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 18
7 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 20
8 RELATO DA OBSERVAÇÃO 22
9 PLANOS DE AULA 24
10 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR 46
11 RELATO DA REGÊNCIA 47
12 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO 50
CONSIDERAÇÕES FINAIS 51
REFERÊNCIAS 52
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como objetivo principal relatar o estágio realizado no 2º semestre de 2022, 6º semestre do curso de Letras – Português e Espanhol, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II: Língua Portuguesa no Ensino Médio, que visa complementar a formação acadêmica, possibilitando o confronto entre a teoria e a prática, ou seja, possibilitando a vivência na rotina de trabalho da área da futura carreira, o que potencializa os conhecimentos adquiridos na teoria no decorrer da graduação.
Nota-se que o estágio obrigatório é aquele exigido pela instituição de ensino como parte da grade curricular. Assim, o estágio é uma disciplina do curso, prevista no projeto pedagógico e obrigatório por Lei. Nesse sentido a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional o prevê. Isso porque reconhece a importância das experiências adquiridas por meio da sua realização. Portanto, este relatório de estágio curricular obrigatório faz-se necessário, pois é ferramenta indispensável para garantir uma maior reflexão a respeito das atividades desenvolvidas durante a execução do estágio obrigatório na escola.
O estágio nos proporciona conhecimento dos diversos fatores que envolve a educação, tais como os deveres das equipes diretivas, administrativas e pedagógicas nas instituições escolares, nos dá acesso aos documentos essenciais que vão regular a educação e ao andamento da instituição, facilitando a introdução e o uso da transversalidade (tão necessário) e Metodologias Ativas em sala de aula. Isso se faz necessário porque a educação tem que promover o desenvolvimento pleno, que envolve todas as etapas de desenvolvimento do aluno, incentivando-o ao questionamento e ao pensamento crítico.
Assim, neste trabalho será relatado as atividades realizadas no decorrer do estágio, que proporcionou momentos de participação em situações reais de ensino e aprendizagem, gerando assim experiências. Desde modo, foi possível unir a teoria adquirida com a prática.
DO LOCAL DO ESTÁGIO
O estágio ocorreu no Colégio Militar Dom Pedro II, situado na Rua Alexandre Guimarães, 3862, bairro Nova Porto Velho, no município de Porto Velho – RO. Como primeiro contato foi realizado a observação e participação nas aulas de Língua Portuguesa nas séries do Ensino Médio. Concomitantemente, houve a realização das demais atividades, tais como análise do Plano de Trabalho Docente e dos Materiais Didáticos da Escola, análise e relato sobre o processo de implantação da BNCC na escola, entre outras atividades previstas no plano de ensino. Por fim, houve a realização da regência no 1º ano, Turma B - momento único que permite vivenciar o ato de ensinar.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Há muito tempo se ressalta que a educação é uma das maiores influências para o desenvolvimento da cidadania, sobretudo nos dias atuais. Considerando o que se afirma e considerando especificamente o ensino da língua materna, as teorias em torno desse tema, a partir dos anos 80, vêm discutindo a importância de priorizar o elemento comunicativo da língua, o seu uso, visto que o desenvolvimento da capacidade linguística depende da experiência do aluno com a língua em situações significativas.
A influência que vem sendo exercida sobre a disciplina de língua portuguesa concomitantemente pela pragmática, pela teoria da enunciação, pela análise do discurso, influência fundamental, porque, traz uma nova concepção de língua.
Apesar dos avanços das propostas de trabalho numa perspectiva discursiva, percebe-se ainda propostas exclusivamente voltadas para as estruturas formais da linguagem, evidenciando-se um descompasso com essas novas propostas. Embora haja muita teoria sobre o trabalho com a língua numa perspectiva mais funcional, não se consegue fugir à norma.
Os resultados apontam que o ensino de língua materna tem como finalidades desenvolver no aluno seu potencial crítico, sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão linguística, sua formação como leitor e escritor efetivo dos mais diversos textos representativos de nossa cultura (MACHADO, 2017).
O Ensino de Língua Portuguesa objetiva a expansão das possibilidades do uso da linguagem com o desenvolvimento de quatro habilidades linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. E, para o desenvolvimento dessas habilidades, os conteúdos de Língua Portuguesa estão organizados nos eixos: oralidade, prática de leitura, produção de texto, análise de texto, análise e reflexão sobre a língua.
A língua oral, como conteúdo escolar, exige planejamento de forma a garantir, em sala de aula, atividades sistemáticas de fala, escuta e reflexão sobre a língua e, também, um profundo respeito pelas formas de expressão oral dos discentes trazidos de suas comunidades e um grande empenho à adequação a contextos comunicativos, frente a diferentes interlocutores, fazendo os estudantes transitarem por situações mais informais e coloquiais, que já dominam, a outras mais estruturadas e formais.
...