FICHAMENTO: HARVARD
Por: jaaoliveira • 28/2/2018 • Abstract • 750 Palavras (3 Páginas) • 306 Visualizações
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DA DISCIPLINA
FICHAMENTO DO ESTUDO DE CASO DE HARVARD
O Fichamento de textos é uma técnica de estudos pessoal que pode contribuir muito para a aquisição de novos conhecimentos e para organizar diferentes conhecimentos que você possua sobre qualquer área de estudos.
Aquele que se dispõe aos estudos deve ter claro que sua aprendizagem é uma tarefa estritamente pessoal, ou seja, você é o grande responsável pelos seus estudos. A universidade, diante dessa concepção, não é um ponto de chegada, mas sim de partida, em que você será o condutor da evolução do seu conhecimento.
Assim, não são apenas trechos que “copiamos”, mas ideias que vamos dispondo de forma ordenada para organizar nosso raciocínio, de forma sequencial, permitindo sua recuperação. Se pensarmos nossa atividade de documentar como uma forma de pesquisa e de geração de novos conhecimentos, não veremos o fichamento como um simples “copiar-colar”, mas como uma base confiável e coerente para dar sustentação ao desenvolvimento de nossos estudos.
Por isso, aqui você vai reconhecer a técnica do fichamento de texto como uma prática de estudos individual, e não apenas como mais uma tarefa para ganhar nota.
Existem alguns critérios e instruções básicas para fazer um fichamento, não dá para ignorar estes passos, sem eles não há fichamento correto, seguiríamos fazendo um resumo sem padrão de qualidade, e não é este o objetivo.
ELABORAÇÃO DO CONTEÚDO.
Primeiro passo: Fazer uma leitura de todo o texto,, para somente se inteirar do assunto tratado. Neste momento pode-se anotar algum vocabulário não conhecido para posterior busca de sentido no dicionário, etc. (leitura panorâmica). São pontos relevantes:
a) a memorização de dados relevantes;
b) a reflexão sobre as informações lidas;
c) a relação entre as ideias internas do texto-base;
d) a conexão entre as ideias do texto-base e as do projeto de quem ficha o texto (ou as ideias de que ficha o texto).
Segundo passo: Fazer uma segunda leitura, agora mais criteriosa e para isso divida o texto em partes, de um subtítulo a outro por exemplo, e a cada parágrafo vá grifando a ideia central do texto, conectando-a com a ideia de outro parágrafo e assim por diante. Algumas vezes é necessário voltar a ler o parágrafo mais de uma vez. Observe as chamadas palavras chaves, porque abrem possibilidades de ideias no texto, elas são importantes para um bom entendimento do conteúdo.
Terceiro passo: Terminado a leitura e “marcações” do texto, transcreva-o tal e qual como está no conteúdo, releia-o e verifique a ordem e a lógica fiel ao conteúdo abordado, podendo expandi-lo com desenvolvimento das ideias do autor, dentro de uma ordem sequencial (podendo usar divisão em itens e tópicos), com citações adicionais do texto do estudo de caso, interpretações pessoais, etc.
Quarto passo: Elaboração final do texto no documento: Formulário de Fichamento disponível na Biblioteca Virtual.
ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO
Não existem Normas da ABNT específicas para fichamento. De qualquer forma, para a produção de trabalhos acadêmicos utilize a formatação padrão da ABNT para textos, conforme abaixo:
Formato
Papel, formato A4 (21 X 29,7cm). Mínimo de duas páginas e no máximo de quatro páginas. Utilize o Formulário de Fichamento disponível na Biblioteca Virtual.
Fontes Utilizadas
Fonte (Arial) e tamanho 12 para todo o texto, espaçamento entre linhas de 1,5.
Fonte (Arial) e tamanho 10 para citações longas (mais de três linhas), notas de roda pé, paginação e legenda das ilustrações;
...