Fichamento do Livro Coesão e Coerência
Por: Iandra1 • 31/1/2017 • Resenha • 703 Palavras (3 Páginas) • 3.726 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS PETROLINA
DISCIPLINA: TEXTUALIDADE E GRAMÁTICA
Prof.ª.: CLÁUDIA ASSAD
ALUNO(A): IANDRA ARYEL GOMES BRITO
PERÍODO: 1º
Fichamento: FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11ª Ed. São Paulo: Ática, 2009.
Local em que se encontra a obra: Biblioteca da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina
Os fatores de coesão são os que dão conta da estruturação da sequência e aparência do texto e a coerência indica uma lógica entre os enunciados. Nota-se que a coesão e coerência são distintas, mas também independentes e para que haja sentido são necessários que tais fatores estejam presentes no texto.
Cap.1
A autora inicia o primeiro capítulo destacando sobre a linguística textual, já visando mostrar ao leitor os aspectos importantes na produção de textos, que são a coesão e a coerência, os “explícitos mecanismos de estruturação e de compreensão de textos” (pág. 7).
Cap. 2
A partir do segundo capítulo, Leonor Lopes Fávero expõe um questionamento importante: “coesão e coerência devem-se distinguir”? (pág. 8).
Como pude observar no livro, a coesão e a coerência são fenômenos distintos com suas funções aplicadas à linguística textual. Ambas desempenham funções importantes na estrutura textual, uma vez que a coesão serve de base para a coerência, deixando o texto com qualidade. Dessa forma, trabalham em prol. Entretanto, nem sempre um texto coeso contém coerência, e vice versa. Dizer que não há coesão é afirmar que não há conexão, é afirmar que os conceitos não se ligam no texto. Um texto com coeso é aquele que possui pronomes, conjunções, elementos de ligação etc.
“A coesão não é condição nem suficiente nem necessária para formar um texto” (pág. 10).
A autora salienta que um texto não depende da coesão para existir, sendo que há casos em que a textualidade pode se dar apenas em nível de coerência, concluindo que a “coesão e coerência constituem fenômenos distintos.
Cap. 3
“Há inúmeras propostas de classificação das relações coesivas que podem estabelecer-se formalmente num texto” (pág. 13).
A coesão textual está relacionada ao encadeamento das ideias dentro do texto e às referências que fazemos. Constitui conexões entre as diversas informações que possam existir no texto, as concatenações.
Cap. 4
Na coesão referencial, os principais elementos que estabelecem são os substantivos e os pronomes.
“A coesão referencial pode ser obtida por substituição e por reiteração. [...] No caso de retomada, tem-se uma anáfora e, no caso de sucessão, uma catáfora. (págs. 18-19).
Sendo assim, a coesão referencial aponta para outros elementos no texto, a fim de acrescentar novas informações sobre algo que já foi mencionado, onde também contém a substituição e reiteração.
Cap. 5
Na coesão recorrencial encontramos a retomada de estruturas com progressão do fluxo informativo, onde a informação progride, dá ênfase e intensifica a mensagem, seja através da repetição de termos, recorrência de estruturas ou recursos fonológicos.
Seus elementos são denominados termos de dominância. Pode ser feita através de recorrência de termos; paralelismo; paráfrase; recursos fonológicos, segmentais e suprassegmentais.
Cap.6
A coesão sequencial, como indica o próprio nome, é responsável pela ordem, sequência, continuidade do texto, pode ser estabelecida por meio da coesão sequencial temporal e da coesão sequencial por conexão.
“Observe-se que não se trata de uma relação de causa e consequência, isto é, não se trata de relação de causalidade, mas de explicação, justificação” (pág. 40). Sendo assim, a coesão sequencial encandeia as ideias no texto, estabelecendo entre elas relações lógicas como noções de causa, consequência, oposição, tempo, modo, finalidade etc.
Cap.8
Nesse capítulo, a autora mostra que os fatores de coesão são os que dão conta da estruturação da sequência e aparência do texto e a coerência indica uma lógica entre os enunciados. Nota-se que a coesão e coerência são distintas, mas também independentes e para que haja sentido são necessários que tais fatores estejam presentes no texto.
...