Figuras Mitológicas nos Poemas de Claudio Manuel da Costa
Por: Erika Rodrigues Ericson Moraes • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.542 Palavras (7 Páginas) • 1.031 Visualizações
Pergunta 1
- Com base na imagem e no poema a seguir, considere as afirmações abaixo:
Lavagem do Ouro no Itacolomi (Rugendas) [pic 1]
Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/o-preco-do-risco 23/08/13. Acessado em 13 de agosto de 2013)
A poesia dos Inconfidentes (Claudio Manoel da Costa)
Leia a posteridade, ó pátrio Rio,
Em meus versos teu nome celebrado,
Porque vejas uma hora despertado
O sono vil do esquecimento frio;
Não vês nas tuas margens o sombrio,
Fresco assento de um álamo copado;
Não vês Ninfa cantar, pastar o gado,
Na tarde clara do calmoso estio.
Turvo banhando as pálidas areias,
Nas porções do riquíssimo tesouro
O vasto campo da ambição recreias.
Que de seus raios o Planeta louro,
Enriquecendo o influxo em tuas veias
Quanto em chamas fecunda, brota em ouro.
I. Pensando nas ideias Iluministas, o filósofo Voltaire esmera pela razão, sabedoria e racionalidade do homem. Para Rousseau, o homem é razão e emoção. Nas duas obras ocorre uma manifestação dos sentimentos dos artistas. Ambos através de certa uma racionalidade revelam a expansão das atividades de exploração do ouro no século XVIII.
II. A pintura de Rugendas retrata de forma belíssima a paisagem brasileira e o processo de exploração e lavagem do ouro como registro e marca da história do lugar.O poeta Claudio Manuel da Costa no soneto explora as mesmas imagens, porém valoriza as emoções.
III. Na pintura de Rugendas, Extração de Ouro, o pintor mostra a expansão das atividades de mineração no cenário de Itacolomi. As imagens detalhadas servem como fonte documental para a reconstrução daquele momento histórico. No soneto de Claudio Manuel da Costa, o pastor celebra o nome do Rio pátrio para que não seja esquecido.
IV. As duas composições são registros documentais, pois descrevem através da Natureza vivida e sentida pelos artistas a descoberta e a exploração do ouro nas regiões montanhosas de Minas Gerais.
V. Rugendas deseja registrar o trabalho dos escravos negros na extração de Ouro e pedras preciosas nas regiões montanhosas de Minas Gerais. Percebam na pintura o monitoramento dos homens brancos para que o ouro não fosse roubado pelos negros, pois todo o ouro se destinava aos donos das terras. No soneto Claudio Manuel da Costa busca-se através da razão e emoção registrar os seus sentimentos de inconformidade e insatisfação diante do rio que observa e muda com a exploração do metal precioso.
É correto o que se afirma apenas em:
[pic 2] | a. | I,III,IV,II |
[pic 3] | b. | I,II,IV,V |
[pic 4] | c. | I,III, IV,V |
[pic 5] | d. | II, III, V |
[pic 6] | e. | IV e V |
0,1 pontos
Pergunta 2
- Leia atentamente o soneto a seguir:
Soneto
VI
Brandas ribeiras, quanto estou contente
De ver-vos outra vez, se isto é verdade!
Quanto me alegra ouvir a suavidade,
Com que Fílis entoa a voz cadente!
Os rebanhos, o gado, o campo, a gente,
Tudo me está causando novidade:
Oh! como é certo que a cruel saudade
Faz tudo, do que foi, mui diferente!
Recebi (eu vos peço) um desgraçado,
Que andou até agora por incerto giro,
Correndo sempre atrás do seu cuidado:
Este pranto, estes ais com que respiro,
Podendo comover o vosso agrado,
Façam digno de vós o meu suspiro.
Com base no soneto de Claudio Manuel da Silva e nas informações que constituem o momento histórico de sua produção no Arcadismo brasileiro é incorreto afirmar:
[pic 7] | a. | No soneto, o poeta deixa clara a perturbação do eu lírico diante de uma natureza modificada; tudo que observa parece-lhe estranho e desconhecido. |
[pic 8] | b. | As imagens bucólicas do soneto são um dos elementos constitutivos da estética do Arcadismo para expor a rusticidade da vida nacional. |
[pic 9] | c. | As imagens descritas, ribeiras, gados, que o pastor observa, contradiz o visto antes, ou seja, o poeta perde a identificação com o lugar e através de uma descrição racional do pastor, o poeta demonstra sua inconformidade diante de uma paisagem bucólica. |
[pic 10] | d. | A natureza retrata a passagem do tempo e as lembranças do poeta. |
[pic 11] | e. | O poeta, através da descrição das paisagens de sua terra natal, confidencia ao leitor a fragilidade da vida e da natureza frente a colonização e exploração do ouro em terras mineiras. |
0,1 pontos
Pergunta 3
- Leia os poemas a seguir:
Leito de folhas verdes – Gonçalves Dias
Porque tardas, Jatir, que a tanto custo
À voz do meu amor moves teus passos?
Da noite a viração, movendo as folhas
Já nos cimos do bosque rumoreja.
Eu sob a copa da mangueira altiva
Nosso leito gentil cobri zelosa
Com mimoso tapiz de folhas brandas,
Onde o frouxo luar brinca entre flores.
Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco,
Já solta o bogari mais doce aroma!
Como prece de amor, como estas preces,
No silêncio da noite o bosque exala.
(...)
A flor que desabrocha ao romper d'alva
...