Sintetização do Analises do Poema de Manuel Bandei ¨ Rondó dos Cavalinhos¨
Por: jmah74 • 20/3/2016 • Dissertação • 319 Palavras (2 Páginas) • 1.104 Visualizações
Sintetização do analises do poema de Manuel Bandei ¨ Rondó dos Cavalinhos¨
Bom pude ver que Antônio Candido, fez uma análise bem rigoroso, abordando elementos tais como:
Pontuação, rima, ritmo, categoria gramatical. Mostrando que tal elemento tem sentido mas do se poderia pensar à primeira vista
Com relação à pontuação Candido observo que: todos os versos são pontuados no fim; há 8 versos terminados por reticências; no segundo verso do estribilho há virgulas fortes, forçando pausas acentuadas; no verso 8 o verbo está destacado por um travessão e seguido por um ponto de exclamação.
Com relação às rimas Candido observou que: às rimas São muito parecidas; que elas são terminações gerundivas de verbos, é dizer todas denotam certo tipo de ação no mesmo modo verbal; que nelas se nota acentuada uniformidade sonora; às rimas são parelhas no estribilho.
Com relação ao ritmo Candido observou que: O metro inicialmente é de 7 sílabas, e que uma leitura meramente silábica não adianta nada para a compreensão, seja o estribilho: mas se lermos obedecendo a pontuação, dando força às pausas determinadas pelas virgulas teremos um a combinação de um ritmo corredio com ritmo picado.
Com relação à categoria gramatical Candido observou que: Candido observo que ¨cavalo¨ é sujeito no primeiro verso, mas oposto do sujeito no segundo, o oposto se caracteriza estruturalmente na frase pelàs pausas que impõe. Por isso passando de sujeito a aposto ¨cavalo¨ recebe necessariamente um destaque, sonoro semântico, porque está situado entre duas paradas fortes, representadas pelas virgulas. Também observou que as virgulas delimitam palavras oxítonas (¨nós¨, ¨cavalões¨), o que aumenta o efeito de corte e parada.
Resumindo:
Candido resume que o poema descreve a oposição entre uma cena vivida e as reflexões ou sentimentos que vão desenrolando no íntimo do poeta.
...