Filme: "Túmulo dos vagalumes" (1988) - Isao Takahata
Por: josé Claudenir • 14/11/2017 • Relatório de pesquisa • 934 Palavras (4 Páginas) • 1.164 Visualizações
Filme: "Túmulo dos vagalumes" (1988) - Isao Takahata
Resumo
Túmulo dos Vagalumes é um de difícil apreciação. Ele é produzido pelo Studio Ghibli, um estúdio de cinema de animação muito conhecido mundialmente pelas suas obras-primas. Mas esse filme tem um tom diferente por abordar um contexto-histórico real e por ter um teor mais sério e profundo que os outros da empresa. Isao Takahata realmente produziu algo bem diferente do padrão que ele mesmo ajudou a criar. São 90 minutos de um filme animado extremamente surpreendente e profundo, as lágrimas por parte dos espectadores são reflexo de um anti-guerra que retrata a Segunda Guerra Mundial pelos olhos dos japonês.
No filme vamos acompanhar a vida de Site e Setsuko, dois irmãos que passam por vários problemas durante o final da Segunda Guerra Mundial. Eles fazem parte do povo que ficou para trás, nas cidades atacadas pelo bombardeios aéreos. Seita é adolescente e cuida da irmã mais nova Setsuko.
Na primeira cena vemos Seita sentado em uma estação de trem, como se fosse um mendigo. A câmera corta para sermos introduzidos à família dos dois irmãos. Os irmãos moram com a mãe, uma ótima cuidadora e uma ótima que aguarda o marido que está na guerra. O pai de Seita e Setsuko sempre envia cartões postais para dizer que está bem e dar notícias. Apesar das dificuldades a família consegue sobreviver.
No primeiro ataque aéreo retratado no filme a mãe dos protagonistas morre. Esta cena pode ser considerada uma das mais fortes: Seita vendo sua mãe ser queimada e ele tendo que salvar sua pequena irmã e os resquícios que sobraram na casa. Após a morte da mãe, os dois irmãos vão morar com a tia que os recebe de braços abertos.
Com o passar do filme e as dificuldades enfrentadas por todos, como a falta de água e comida, os dois irmãos acabam se tornando um peso para a tia que em uma briga os expulsa da casa. Andando muito, Seita e Setsuko encontram um abrigo antiaéreo abandonado e com as poucas coisas que lhes restam, fazem sua moradia. Conforme o tempo vai caminhando a fome torna-se o maior inimigo dos irmãos. Eles encontram um fazendeiro que os ajuda em troca de favores e que, de repente, se volta com raiva contra os garotos.
A vida fica difícil. Seita não consegue encontrar comida para sua irmã e é obrigado a vê-la emagrecendo e ficando doente. O irmão sente-se impotente diante de tal situação.
A morte de sua irmã é o momento mais belo do filme, tanto por sua triste quanto pela sua profundidade. Seita vê Setsuko morrer em seus braços, sua irmã está magra e com uma alergia enorme que se espalha pelo corpo todo. Ela começa a delirar, pois já não se alimenta há dias. Ela deita no colo de seu irmão que começa a contar histórias sobre os vagalumes que estão sobre eles. A irmã começa a chorar e pede ao irmão que lhe dê comida. Para acalmá-la, Seita faz bolinhos de terra e dá à irmã, dizendo que são bolinhos de arroz. Satsuko morre no colo do irmão.
O filme encerra voltando a primeira cena do filme, mostrando Seita sentado na estação de trem, mendigando por um pedaço de pão e morrendo aos poucos.
Comentário Crítico
O filme é belíssimo visualmente. A atmosfera é pesada e com momentos impactantes. Apesar de retratar uma história triste, o filme é bem colorido e está à frente de seu tempo,
...