GÊNEROS, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: UM DESAFIO A SER COMPREENDIDO
Por: Robson Vieira • 24/5/2018 • Projeto de pesquisa • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 205 Visualizações
GOVERNO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER – SEDUC/MT
ESCOLA ESTADUAL DOM AQUINO CORRÊA – MT
Projeto de Intervenção
“GÊNEROS, COMPREENSÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL: UM DESAFIO A SER COMPREENDIDO”
Professor Regente: LILIANE ALBERTINA DE CAMPOS BRATKOSKI
Coordenador pedagógico: ANA MARIA DOS PRAZERES DA SILVA
Turma: 1º ano “D”; 2ºs “B”, “C” e 3º ano “A” – Ensino Médio vespertino
Juruena – MT
FEVEREIRO de 2018
INTRODUÇÃO
A disciplina de Língua Portuguesa é uma das mais temidas pelos estudantes do Ensino Médio. Considerada uma das mais complicadas, a disciplina passou por diversas fases até chegar aos dias atuais. O aluno do EM deve dominar a linguagem verbal e não verbal e ser capaz de produzir diversos gêneros textuais que circulam em seu meio sócio comunicativo. No entanto, sabemos que isso é muito difícil acontecer, devido aos gêneros textuais estarem em constantes mudanças, tanto em sua estrutura, quanto no suporte.
Antes de 1980, o ensino da língua materna era visto como uma capacidade de decorar regras e ler clássicos da literatura brasileira e mundial. Entendia-se que dessa forma, em contato com tais tipos de leituras, o estudante dominaria o vocabulário formal da língua. Outro item importante, no ensino-aprendizagem da LP, era que a língua possuía somente uma forma única de escrever e falar: a Linguagem Formal, Culta ou Padrão.
Em meados da década de 80, surgiram novos estudos no campo da Linguística e estudiosos e docentes de Língua materna passaram a considerar os gêneros textuais e as variedades linguísticas como forma de comunicação/interação.
Ainda assim, nos dias atuais, muitas unidades escolares, docentes utilizam e valorizam em demasia a linguagem culta como sendo única a ser utilizada nos meios educacionais. Tal linguagem é importante, porém não única. Existem outras variedades linguísticas inseridas em nosso meio, tão importantes quanto à norma culta. Essas variantes, por fim, são utilizadas na produção de diversos gêneros textuais que circulam nos campos sócio comunicativos.
O projeto “Gêneros, compreensão e produção textual: um desafio a ser compreendido” visa atender aos estudantes do Ensino Médio do 1º ano “D”, 2º anos “B” e “C” e o 3º ano “A” vespertino da Escola Estadual Dom Aquino Corrêa – MT. A escola está localizada a noroeste de Mato, na cidade de Juruena. A unidade escolar conta com aproximadamente 980 alunos matriculados em três períodos: matutino, vespertino e noturno; e atende do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
OBJETIVO GERAL:
Fornecer informações e propor atividades de construção do conhecimento, no sentido de contribuir para a criatividade e compreensão de conteúdos, valores e atitudes mediante leitura e produção de textos nas diversas linguagens e codificações;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Escutar e ler textos orais e escritos, observando as condições de produção inerente às situações de interação social.
- Produzir textos orais e escritos, atendendo as múltiplas demandas sociais e considerando as condições de produção impostas pelas situações de interação social.
- Sistematizar conhecimentos linguísticos, textuais e discursivos.
JUSTIFICATIVA:
Leitura, compreensão e produção textual são as maiores dificuldades encontradas pelos estudantes durante a vivência do Ensino Médio na disciplina de Língua Portuguesa. Visando amenizar tais deficiências, o projeto “Gêneros, compreensão e produção textual: um desafio a ser compreendido” procurará sanar as dificuldades de leitura, compreensão textual e, ao final, estruturar textos dissertativos argumentativos.
Para a leitura e compreensão textual, utilizar-se-á de diversos gêneros textuais nas diferentes esferas tipológicas da linguagem, como a narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção e a predição. No entanto, para a produção textual, será abordada somente uma tipologia textual de acordo com cada série do Ensino Médio a que o projeto se refere. Assim, divide-se dessa forma a produção textual:
- 1º ano do Ensino Médio: A narração
- 2º ano do Ensino Médio: Estrutura do texto argumentativo
- 3º ano do Ensino Médio: A dissertação e a argumentação
Pensa-se que desta forma, o aluno estará mais confiante e preparado para realizar provas ministradas pela Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-MT) e pelo MEC, além de ser aprovado na disciplina de Língua Portuguesa.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido em aulas presenciais no contra turno de estudo do educando, através da apresentação de um gênero textual. Será feita a leitura do mesmo, discutidas as ideias/temas centrais do texto em estudo e, em seguida, a realização das atividades de compreensão do texto, de forma que o aluno faça o registro da atividade. Pensa-se que, desta forma, o aluno estará praticando a compreensão e também a escrita, refletindo e elaborando respostas para o questionamento do texto.
Serão apresentados os textos, em seguida será feita a análise da compreensão e o registro das atividades. Ao término de quatro aulas, o estudantes terá que fazer a leitura, a compreensão de um gênero especifico da tipologia em estudo bem como sua produção textual, a partir de uma proposta de produção.
Após concluir a atividade de produção, o professor regente corrigirá as produções apresentadas pelos estudantes e anotará os equívocos na ortografia e na semântica do texto.
O aluno terá o prazo de dois encontros para finalizar a reescrita do texto corrigido. Após a finalização da reescrita, será feita a avalição final do texto produzido. O aluno terá que avaliar sua progressão comparando o texto incialmente produzido e o resultado final.
...