IMPORTANCIA DA LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE
Por: Cleide Barbosa • 27/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 2.817 Visualizações
IMPORTANCIA DA LEITURA COMO FONTE DE CONHECIMENTO E PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE
Através da leitura, conhecemos o mundo, e é por meio dela que desenvolvemos o processo de atribuir sentido a tudo o que nos cerca, ou seja a todo instante estamos lendo, seja um texto, uma imagem, gestos, sorrisos, sinais, enfim estamos sempre observando e lendo algo.
A leitura é uma atividade de produção de sentido que precisa da participação intensa do leitor utilizando de sua interpretação, reflexão, conhecimento de mundo e conhecimento linguístico.
Linguagem / Comunicação
A linguagem nasce da nossa necessidade de comunicação, que nada mais é do que a interação entre dois seres, onde um emite a informação e o outro recebe e reage a mesma. Mas para que essa troca seja eficiente é necessária que haja um código comum entre os interlocutores.
A comunicação nada mais é do que a troca de opiniões, a partilha de informações, logo é necessária a presença de dois ou mais indivíduos para que haja a troca.
Dessa forma concluímos que nos comunicamos através da linguagem, e qualquer processo humano que expressa significação como pintar quadros, doenças, escrever textos, musicas, etc. É considerado uma forma de linguagem.
Linguagem Verbal: São as que usam as palavras para estabelecer a comunicação, como textos por exemplos.
Linguagem não-verbal: São as que utilizam imagens, sons entre outros, usam outros sinais para se comunicar ou seja, não usam palavras.
Variação Linguística
As línguas se modificam no tempo e no espaço e possuem enorme variantes linguísticas tanto na linguagem formal, que seria a forma padrão, quanto na informal, forma coloquial. Varia também de acordo com a necessidade do falante e de diversos fatores como: diferenças regionais, sotaques de diferentes regiões , nível social em relação ao estudo do falante(quanto maior a educação intelectual, mais rica será a linguagem), sexo, mulheres preferem frases bem elaboradas e os homens são mais objetivos, ou seja, não falam da mesma maneira.
Esses são alguns fatores que fazem com que nossa língua mude quando for necessário, porem o importante é se comunicar utilizando a língua dentro do contexto comunicativo, sendo assim não existe variedade certa ou errada , e sim a variante mais ou menos adequada a cada situação comunicativa.
Noções de Texto: Unidade de Sentido
O texto é uma unidade linguística comunicativa básica, através dele o emissor transmite algo para o receptor por meio de um sistema de signos/regras. O sentido, se da por meio da correlação das partes aglomeradas que não devem ser lidas isoladamente, é preciso verificar todo o contexto para
lhe atribuir um sentido, ou seja deve ser coerente e coeso, ainda que consigamos atribuir sentido através da coerência de sentido e do contexto.
Textos Orais e Escritos
A materialização da linguagem por meio do texto pode ser oral ou escrito.Utilizam o mesma sistema linguístico porem possuem características próprias, não tem as mesmas formas, mesmos recursos expressivos ou gramatica.
No texto oral existe a interação face a face, a gestualidade, movimento do corpo entre outras características que usamos para entender o sentido do que se diz juntamente com o conhecimento partilhado que ambas pessoas possuem ,já na escrita não é possível reproduzir tais características , porem tenha ela as suas como: tipo de letra, sinais de pontuação(que operam como gestos), entre outros.
Sendo assim a oralidade e a escrita são praticas da língua que possuem suas características próprias , mas não opostas o suficiente para a caracterização de dois diferentes sistemas linguísticos.
Estilo e Gêneros Discursivos
Gêneros são diferentes classificações de texto que usamos para diversas finalidades que se adaptam as diferentes situações de comunicação. Tem em comum três características: o assunto, estilo e o formato. São mutáveis e vinculados a vida social e contribuem para estabilizar atividades comunicativas cotidianas, são elas: telefonemas, cartas, receitas, lista de compras, enfim temos uma infinidade de gêneros.
Qualidade do Texto :Coerência, Coesão I
Para um texto ser considerado com tal, é preciso que ele tenha organização sintático-semântica (sintático é a relação de um termo da oração com os demais termos dela, e o semântico trata do significado de um vocábulo). A coesão corresponde a relação entre as palavras, orações, entre as partes que compõem o texto. Já a coerência é o sentido global do texto, então um fator depende do outro a coerência pressupõe a coesão.
Segundo Koch (1998) a coesão textual é todo processo de sequencialização linguística entre os elementos do texto, e essa coesão se da por meio de mecanismos referencias e/ou sequenciais, que utilizam classes gramaticais como pronomes, verbos, artigos, numerais, e advérbios que no texto são elementos de retomada(anafóricos) ou de antecipação(catafórico).
Qualidade do Texto :Coerência, Coesão II
Coesão sequencial e coesão por conexão
Coesão por conexão é estabelecida por conectores que fazem a relação entre as partes do texto, são eles gradação(até, mesmo, até mesmo, inclusive, ...) conjunção argumentativa (e, também, ainda, nem, só, ...) disjunção argumentativa (conclusões opostas, ou, ou então, quer, seja, caso contrário, ...), conclusão (portanto, logo, pois, ...), comparação, explicação ou justificativa (porque , já que,
pois, ...), contra junção (mas, porém, contudo, todavia, ...), argumento decisivo (aliás, além do mais, além disso, ...), generalização ou amplificação (de fato, realmente, alias, ...), os que especificam ou exemplificam, retificação ou correção, os que inseri uma ilustração, explicitação ou confirmação do que foi informado e a coesão por justaposição que podem ou não utilizar conectores, podem ser os que marcam sequencia temporal, ordenação, espacial, os que especificam a ordem do assunto e os que servem para mudar o tema ou introduzir um novo tema.
Qualidade do Texto :Coerência, Coesão III
Coerência e Progressão textual
Existem textos em que
...