INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DAS DIVERSIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA
Por: annytha • 18/10/2020 • Artigo • 5.263 Palavras (22 Páginas) • 280 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSADADE ESTADUAL DO TOCANTINS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE LETRAS: LICENCIATURA EM LINGUA PORTUGUESA, LINGUA ESPANHOLA E RESPECTIVAS LITERATURAS
JURECILDE PEREIRA MARINHO DA SILVA
INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS
A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DAS DIVERSIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA
Araguatins
2016[pic 3]
JURECILDE PEREIRA MARINHO DA SILVA
INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS
A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DAS DIVERSIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de licenciado em Letras - Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas.
Orientador: Caio Monteiro Melo
Araguatins
2016[pic 4]
[pic 5]
INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS
A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO NA INCLUSÃO DAS DIVERSIDADES E DIFERENÇAS NA ESCOLA
Jurecilde Pereira Marinho da Silva
Resumo: Este trabalho tem como finalidade compreender os paradigmas que sustentam os sistemas educacionais em seus fundamentos frente à identidade e diferenças, inserção e / ou exclusão. Para tanto foi feito estudo, pesquisa e observações na Escola Municipal Professora Nair Duarte a qual possui a sala de Recursos Multifuncionais tipo “I” para contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino de acordo com a Resolução n. 2/2001 que instituiu as diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Este artigo também, objetivo relatar a compreensão do processo da educação frente à inclusão na perspectiva da diversidade e apontar a lógica do processo de escolarização e o estatuto dos saberes. Percebe-se que houve muitas mudanças na escola, não sendo só aquele espaço homogeneizado, em que se atendia somente educando tidos como normais. Com o aumento do discurso da inclusão e diversidade, cada vez mais se vê surgir na sociedade uma nova escola, mais aberta, diversa e integral, tornando o espaço escolar mais avivado e diversificado em aprendizagem.
Palavras chave: Necessidades Educacionais Especiais. Diversidade. Inclusão Escolar.
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo comprender los paradigmas que soportan los sistemas educativos en sus fundamentos delante de identidad y diferencia, la inclusión y / o exclusión. Para esto se hizo el estudio, la investigación y las observaciones en la Escuela Municipal Profesor Nair Duarte que tiene el tipo de habitación de Recursos multifunción "I" para contribuir al fortalecimiento del proceso de inclusión educativa en las clases de educación pública de conformidad con la Resolución. 2/2001 relativa a las Directrices Nacionales para la Educación Especial en la Educación Básica. En este artículo también tiene como objetivo describir la comprensión del proceso de la educación hacia adelante a la inclusión de la perspectiva de la diversidad y el punto de la lógica del proceso de aprendizaje y el estado de los conocimientos. Se dio cuenta de que había muchos cambios en la escuela, no sólo por ser un espacio homogeneizada, en la que sólo sirvió educar a considerar normal. Con el aumento del discurso de la inclusión y la diversidad, se hace cada vez más emergente en la sociedad una nueva escuela, más abierta, diversa y completa, por lo que el ambiente escolar más vivificada y el aprendizaje diversificado.
Palabras clave: Necesidades educativas especiales. Diversidad. La inclusión escolar.
INTRODUÇÃO
Este artigo foi elaborado a partir de observações, entrevistas e um trabalho de pesquisa bibliográfica o qual relata um estudo sobre o processo de inclusão e as mudanças de atitudes sociais em relação à compreensão da Educação na Diversidade e Diferenças,realizado na Escola Municipal Professora Nair Duarte. Esta pesquisa foi feita diante das necessidades enfrentadas no cotidiano dos estágios cumpridos na referida escola. Tendo como objetivo buscar entender o desenvolvimento do processo da inclusão na perspectiva da diversidade no sistema educacional da referida escola e apontar a lógica do processo de escolarização e o estatuto dos saberes.
A escola supra citada atende uma boa parte de alunos portadores de necessidades especiais. E conta com uma sala de Recursos Multifuncionais com duas funcionárias capacitadas para auxiliar no atendimento desses alunos. Busco, portanto através desse trabalho e nessa disposição de entender mais sobre esse processo, mesmo diante de algumas dificuldades que detectei no decorrer dos meus estágios, aprofundar mais meus conhecimentos de como trabalhar com esse tipo de aluno portador de necessidades especiais de forma natural dando espaço a inclusão social.
Convém destacar a Resolução n. 2/2001 que instituiu as diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, onde foi projetada uma perspectiva da universalização e atenção à diversidade, na educação brasileira, com a seguinte recomendação: Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para a educação de qualidade para todos.
De acordo com a declaração de Salamanca, 1994, todas as crianças têm necessidades educacionais e aprendizagens únicas, tem direito a ir à escola de sua comunidade, com acesso ao Ensino Regular, e os Sistemas devem implantar programas, considerando a diversidade humana e desenvolvendo uma pedagogia voltada para o educando.
A inclusão escolar, fortalecida pela Afirmação de Salamanca, no entanto, não define todas as dificuldades de marginalização dessas pessoas, pois o procedimento de exclusão é antecedente ao período de escolarização, iniciando-se no ato de nascer ou exatamente no momento em que aparece algum tipo de deficiência física ou mental, adquirida ou hereditária, em determinado membro da família. Isso acontece em qualquer tipo de constituição familiar, sejam as tradicionalmente estruturadas, sejam as produções independentes e congêneres e em todas as classes sociais, com um injurioso para as menos favorecidas.
...