Importância de um episódio da cronica de costumes
Por: jessica121212 • 22/10/2019 • Relatório de pesquisa • 286 Palavras (2 Páginas) • 165 Visualizações
Importância de um episódio da cronica de costumes
O episódio do Sarau no Teatro da Trindade pertence ao capítulo XVI, da obra de Os Maias. Efetivamente, este evento foi muito importante, visto que tem como objetivo revelar-nos aspetos caricatos da sociedade portuguesa e é quando se descobre o romance incestuoso entre Maria Eduarda e Carlos. Neste momento, os dois irmaos já vivem um amor sem sobressaltos e esperam apenas pelo momento mais propício para que Carlos comunique a Afonso os seus planos.
Neste capítulo, evidencia-se o gosto dos portugueses, dominados por valores caducos, total ausência de espírito crítico e analítico da alta burguesia e a sua falta de cultura. Cruges, Alencar e Rofino participaram no evento que houve no Sarau do Teatro da Trindade e, o que mais de destacou, pela negativa foi Cruges, pois a assistência desconhecia a música e, por isso, não fora aplaudido, mas sim alvo de críticas e risos, tornando-se o fracasso da noite. Em contra partida, Alencar e Rofino foram fortemente exaltados.
Este momento no Sarau permitiu ainda uma ligação com a ação central, pq Guimaraes vai encontrar se c Ega pedindo-lhe satisfações sobre o conteúdo da carta, q obrigou o Damaso a assinar, onde se referia q era de uma família de bêbados. Depois ficam esclarecidos e o Guimaraes pede a ega q entregue o cofre a Carlos q contem as revelações relativas ao parentesco dos netos de afonso.
Em suma, este episodio é crucial, visto q é feita uma critica à ignorância, à superficialidade dos temas tratados, à falta de educação, à falta de sensibilidade p a musica e também porque é a partir daqui que se vai desenrolar a catástrofe final, graças ao conteúdo contido no cofre entregado por Ega.
...