Interpretar informação e resolução de problemas
Por: ANTANIA ANITA ALVES RIBEIRO • 14/6/2023 • Projeto de pesquisa • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 92 Visualizações
NAS TRILHAS DA LEITURA E O EMPREENDEDORISMO
DESCRITORES ENVOLVIDOS:
- Língua portuguesa: Leitura e interpretação
- Matemática: Interpretar informação e resolução de problemas
1 – APRESENTAÇÃO
Ao longo da nossa história a leitura tem nos acompanhado com as mais diversas funções. Partindo dessa premissa e de observações no cotidiano escolar, desenvolvemos essa investigação que teve como problemática compreender como a leitura podem contribuir para a construção de conhecimentos significativos na Educação.
Acreditando que o despertar do interesse no empreendedorismo é hoje fator fundamental e principal suporte da educação e da multidisciplinaridade do conhecimento, colocamos em prática a ideia de associar em um projeto a leitura e o empreendedorismo como processo de desenvolvimento em todos os segmentos social, econômico e critico, as sugestões oferecidas a Educação empreendedora onde ocupa um espaço importante na Educação. Isso porque ela pode desenvolver algumas habilidades da sociedade contemporânea, como autonomia, capacidade de se adaptar a situações novas e criar soluções. A proposta busca inspirar nos estudantes (independente da etapa de ensino e disciplina) a vontade de empreender. Um dos principais objetivos da Educação empreendedora é desenvolver atitude e mentalidade empreendedora, que visam estimular o raciocínio lógico e a busca por aprender conceitos e conhecimentos que contribuam para resolver problemas.
O ensino empreendedor estimula conversas sobre sonhos pessoais e profissionais e possibilita desenvolver habilidades necessárias para a vida como planejar, buscar informações, estabelecer metas, ser persistentes, autoconfiantes, protagonistas.
Neste caso o projeto que realizaremos na Escola como objetivo em primeiro plano capacitar e despertar o aluno para a leitura e o empreendedorismo para adquirir e construir conhecimento que favoreça trabalhar com seus próprio interesse e olhar critico de tal forma que este possa reconhecer e valorizar a arte e seus autores através de suas próprias emoções, reflexões e conhecimentos, apreciando a arte, considerando a perspectiva de valorização.
2 – JUSTIFICATIVA
A Leitura se faz presente, desde as primeiras manifestações de que se tem conhecimento, como linguagem, produto da relação homem e mundo. Pensando nos desafios enfrentados pelos jovens e adultos no campo profissional que vive numa constante problemática que é a rentabilidade e em um processo ativo de educação e aprendizagem, visamos com o empreendedorismo e a leitura dialogar com as diferentes linhas teóricas que discutem a Educação Empreendedora como linguagem, constituída de um sistema de signo e articulada por uma sintaxe própria e estudos sobre os mecanismos da percepção, da imaginação criadora, da visualidade.
Considerando que, na sociedade atual, a habilidade de ler é imprescindível à inserção sociocultural e à construção do conhecimento, e que esta habilidade deve ser entendida como um valor individual e pessoal que possibilita, além do autoconhecimento, o prazer estético e a fruição literária, sendo assim, o projeto propõe incentivar o educando associar o empreender, leitura com a habilidade para desenvolver o seu lado social, critico, econômico e os resultados avaliativos do IDEPB, onde a proposta tem como base resultados anteriores os quais necessitam de aperfeiçoamento e desenvolvimento nos resultados em questão.
4 – OBJETIVOS
4.1 - OBJETIVO GERAL
Incentivar a interatividade social, artística e econômica entre aos jovens e adultos visando construir uma sociedade justa e igualitária na qual deve existir
4.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover o relacionamento humano através da arte;
- Desenvolver o espírito de trabalho coletivo, econômico e solidário;
- Conscientizar para a corresponsabilidade;
- Desenvolver e aprimorar o trabalho artístico e linguístico;
- Apresentação e divulgação dos trabalhos;
- Participação em mostras, festivais e encontros para o desenvolvimento social, critico e econômico.
4 - DESENVOLVIMENTO
O homem nasce com especificidades culturais, psicológicas e sociais, o que permite fazer ligações com a natureza e com o mundo. Sendo a arte parte integrante desse movimento, possibilita a representação e interpretação do mundo, onde são desenvolvidas habilidades de seleção, classificação, identificação, etc., indispensáveis para organização humana. (BUORO, 2001).
A prática educacional também apresenta características peculiares em determinados períodos, evoluindo de acordo com as transformações sociais e culturais. Dessa forma, podemos citar algumas tendências. A escola tradicional, onde o desenho relacionava-se com a preparação do aluno para o trabalho, enfatizando a linha, o contorno e a reprodução de modelos propostos pelo professor. A escola nova, onde a arte defende a livre expressão e a expressão espontânea. A escola libertadora, onde a arte segue ações interdisciplinares. A escola crítico-social dos conteúdos, onde o professor deve ter domínio sobre o assunto sabendo ensinar a arte ou ser professor de Arte. A escola construtivista, na qual a arte é obrigatória nas instituições de ensino. (IAVELBERG, 2003).
Na aplicação das temáticas de projeto, para alcançar essa formação integral os educandos serão conduzidos a pesquisar, elaborar exposições orais e seminários, em alguns momentos para a comunidade escolar, não apenas na sala de aula, sobre todo esse processo de mudança da arte e língua para discutir as múltiplas identidades. Apontando-se para os modos das diversas identidades e diferentes marca de presença social e econômica , instigados, inicialmente pelo debate.
Como o meio para levar os educandos a conhecerem essas variações faremos leitura, produção de artes, análises e discussões.
...