Jogue quando você aprende
Seminário: Jogue quando você aprende. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 14062011 • 13/4/2014 • Seminário • 1.449 Palavras (6 Páginas) • 248 Visualizações
Etapa 1 – passo 2
Desde cedo as crianças convivem em seu contexto com as práticas do letramento, veem pessoas lendo e escrevendo, e assim vai se familiarizando com as práticas de leitura e escrita. Assim considera-se que a criança vive numa sociedade consideravelmente letrada e quando entra na escola já traz consigo um repertório próprio, sendo composto por realidades socioculturais e por isso, possuem experiências diferenciadas. Levando em consideração á sua origem social, algumas crianças já vivenciam inúmeras situações do uso da leitura e da escrita, enquanto outras já não tem esse tipo de experiência. O professor primeiramente tem que ser focado nas dificuldades de alguns alunos com a leitura e a escrita decorrentes de uma porção de fatores intra e extraescolares, como por exemplo a ausência do incentivo por parte dos pais ás praticas de leitura e escrita no ambiente familiar;superlotação das salas de aula; a ausência de um professor auxiliar para dar apoio ao professor regente que deveria ser encontrado em salas de aulas nos anos iniciais; entre outros fatores.
A meta de um professor é ensinar a linguagem, permitindo o fluir da curiosidade e despertar o interesse de encontrar respostas. É abrir caminhos e possibilitar ferramentas para as crianças desenvolverem competências e habilidades necessárias ao aprendizado da leitura e escrita por meio de atividades lúdicas, prazerosas e desafiadoras.
Etapa 1- PASSO 3
Nome do projeto: “Brincando que se aprende”
Esse projeto terá como publico alvo crianças que estão cursando o 1° ano e 2° ano dos anos inicias, e a finalidade é fazer com que os alunos explorem o alfabeto de forma divertida e ao mesmo tempo memorizem a sequencia alfabética,onde se tornará primordial para a introdução da alfabetização e letramento,e que assim todos aprendam de forma igualitária,respeitando a individualidade.
Objetivos:
-A professora poderá usar esse tipo atividade para que os alunos saírem da rotina e estimular a aprendizagem de cada um e com isso ficará mais fácil detectar alguma dificuldade de aprendizagem, pois cada um terá seu material e realizará o desafio proposto individualmente;
-Desenvolver a consciência fonológia, por meio da exploração das palavras;
-Comparar que as palavras tem semelhanças com outras e diferentes sonoras;
-Compreenderque se trocarmos uma letra transformamos uma palavra em outra;
Duração do projeto:
-Será de três dias consecutivos, realizado em sala de aula feitos com o auxilio da professora, mas com total interação dos alunos. Mas sempre a professora terá que demonstrar primeiro o que será feito.
Desenvolvimento do projeto:
a) No primeiro dia: a professora irá xerocar em papel sulfite as letras do alfabeto inteiro como de preferência cada letra dentro de um quadrado, depois entregar uma folha com o alfabeto para cada aluno, mostre-os as letras uma a uma,pedem para repetir e repetir, após isso os deixar colorir á vontade cada letra . Após isso, a professora irá recolher as folhas identifica-ás e pedir como de tarefa de casa para trazerem tampinhas de garrafas pet,cola branca e tesoura sem ponta na próxima aula.
b) No segundo dia: será feita a organização do respectivo material pela professora, a distribuição das folhas com as letras alfabéticas, depois pedir para que cortem as letras separando uma da outras e com a ajuda da professora colem cada letra em uma tampinha de garrafa pet. Após a conclusão dessa atividade a professora terá de olhar cada alfabeto e observar se todas as letras constam certo.
c) No terceiro dia: a professora ajudará os alunos a reconhecerem as letras novamente, ela irá escrever no quadro a sequencia do alfabeto e em cada letra um desenho que a figure comece com aquela letra para que assim lembrem com mais facilidade, após isso a professora irá pedir para colocarem as letras do seu alfabeto móvel em ordem correta.
Etapa 2 – PASSO 1 Á 3
ATIVIDADES DE DOCÊNCIA:
Observei uma sala da 2°série, são crianças de 7 a 8 anos. Umas são bem espertas e outras são mais tranqüilas.
A professora tem muita paciência, ela iniciou com o calendário dando tempo para que eles copiassem, em seguida foi a leitura compartilhada com o texto “O homem e a galinha”, ela leu devagar para que as crianças entendesse bem a leitura, pois depois iria fazer perguntas sobre o texto e as crianças ficaram muito interessados pela historinha e responderam as perguntas.
Logo, depois a professora deu uma folha com desenho para eles circular as palavras da historinha.
Eu pude observar que a professora tem muito carinho com as crianças, ela dá tempo para elas fazerem as atividades sozinhas e poder aprender. Pude observar também que as crianças da escola reagem do jeito do adulto, ou seja, se o professor é calmo e carinhoso, as crianças são calmas. Se o professor é agitado as crianças ficam agitadas.. No meu ponto de vista um professor deve analisar se é isto mesmo que ele quer ser, pois ser professor não é só uma profissão, mas sim um querer ensinar e educar as crianças.
Trabalhar em conjunto com a família e com a equipe pedagógica da escola. É preciso manter a calma e ser firme: impor limites e criar castigos adequados aos problemas de comportamento de cada
...